ATPS Contabilidade Gerencial
Por: fabio_21 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.945 Palavras (12 Páginas) • 175 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
CONTABILIDADE GERENCIAL 05
CUSTOS 07
A importância dos processos para as atividades empresariais 10
Decisões de investimento ............................................................................................. 11
Aspectos importantes do custeio-alvo ........................................................................ 11
Engenharia de valor .....................................................................................................12
ORÇAMENTOS .........................................................................................................14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.
Com a contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.
A principal função da contabilidade gerencial é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação.
A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
CONTABILIDADE GERENCIAL
A Contabilidade gerencial tem por objetivo o tratamento das informações contábeis, enfocando o planejamento, controle e tomada de decisão, fornecendo aos administradores ferramentas e instrumentos que os auxiliem nas funções gerenciais. Na linha de pensamento de Crepaldi o objetivo da Contabilidade Gerencial:
Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltado para melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.
Existem varias opiniões sobre a forma que a Contabilidade Gerencial se apresenta, o fato que ela esta presente, tanto nas empresas através do gerenciamento das atividades e produção das informações à tomada de decisões.
A Contabilidade Gerencial abrange de forma seletiva todos os segmentos hierárquicos existentes em uma empresa. Essa seleção fornece um padrão diferenciado de informações específico para o atendimento de determinado cliente.
Existem três Macros Conjuntos de informações, o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural da empresa, denominada gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste agrupamento as informações são mais detalhadas que o primeiro, ainda assim contem grau de sintetização elevado. Essas informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional. Por terceiro temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, um conjunto de informações diretas e especificas.
Os objetivos do Sistema Contábil Gerencial é o controle operacional onde se obtém a informações sobre eficiência e qualidade nas tarefas executadas. O custeio do produto e do cliente mensurando os custos dos recursos para se produzir, vender ou prestar serviços. O controle administrativo com informações sobre o desempenho de gerentes e unidades operacionais. Também o controle estratégico fornecendo informações a respeito do desempenho financeiro e competitivo, mercado de trabalho, inovações tecnológicas e outros.
Analisando a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira, podemos destacar que os usuários das informações geradas pela Contabilidade Gerencial, são os internos como funcionários e administradores. No caso da Contabilidade financeira são os externos, como acionistas, credores e outros interessados. A Contabilidade Financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras governamentais, em contrates com a Contabilidade Gerencial que utiliza outras disciplinas nas aéreas de economia, finanças administração, utilizando as informações contábeis como instrumento gerencial. Outra característica que as diferenciam segundo Aktinsin, é que a Financeira é muito agregada e refere –se a empresa como um todo. Enquanto a Gerencial fornece informações e ações locais.
O contador gerencial tem como principal função a de acessória é o seu departamento que tem a incumbência de prestar serviços especializados a outros administradores, e a presidência da empresa. Algumas funções do contador gerencial são:
• Garantir que as informações cheguem as pessoas certas no tempo certo;
• Fazer síntese e analise da informação;
• Fazer o planejamento
...