ATPS: Contabilidade Tributária
Por: Lidianapavan • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.949 Palavras (12 Páginas) • 284 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Jacareí
Curso de Ciências Contábeis
Camila Machado da Silva
Lidiana Pavan Nelson Mathias
Micheli do Nascimento Vaz Lima
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Contabilidade Tributária
Jacareí
2015
Camila Machado da Silva
Lidiana Pavan Nelson Mathias RA 7020456963
RA 7253591363
Micheli do Nascimento Vaz Lima RA 7068545009
ATPS – Contabilidade Tributária
Atividade Prática Supervisionada apresentada, como exigência para a disciplina de Contabilidade Tributária sob a orientação da Profa. Rossana Vasques.
Jacareí
2015
SUMÁRIO
Introdução 4
Etapa 1 – Principais funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Principais funções do planejamento Financeiro/Tributário. 5
Etapa 2 – Escrituração Fiscal e Contabilização dos Tributos Indiretos ISS, ICMS e IPI; Folha de Pagamento – Critérios para Cálculo e Contabilização dos Encargos Sociais e Provisão para Férias e 13º Salário. 8
ETAPA 3 - IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO DAS PESSOAS JURÍDICAS. 12
ETAPA 4- CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS SOBRE O FATURAMENTO DAS EMPRESAS DE LUCRO REAL (PIS E COFINS). 16
Referências 22
Introdução
O objetivo deste trabalho é vivenciar a prestação de serviço de consultoria tributária para um grupo de empresários, onde devemos calcular o volume total da carga tributária do negócio que pretendem abrir.
Apenas duas exigências foram feitas pelos empresários: que o negócio seja voltado para o Comércio Varejista e que a empresa seja tributada pelo Lucro Real.
Apresentaremos as Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Planejamento Financeiro, Contabilização dos Tributos Indiretos ISS, ICMS e IPI; Folha de Pagamento - Critérios para Cálculo e Contabilização dos Encargos Sociais e Provisões para Férias e 13º Salário, Cálculos de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro das Pessoas Jurídicas e Contribuições Sociais sobre o Faturamento das Empresas de Lucro Real (PIS e COFINS).
A importância deste trabalho se reflete em adquirir conhecimento prático sobre os assuntos abordados.
Etapa 1 – Principais funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Principais funções do planejamento Financeiro/Tributário.
PASSO 1 - CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS.
Todas as empresas independentemente do tamanho ou porte são obrigadas a pagar tributos, para que sejam cumpridas essas obrigações é necessário um planejamento estratégico.
Esse planejamento é importante, pois visa atitudes legais que reduzirão o valor dos tributos devidos sem sonegar ou fraudar o fisco.
As novas tecnologias tributárias exigem transparência e maior controle interno, permitindo que a economia informal e a sonegação fiscal sejam reduzidas, para isso é de suma importância que as empresas tenham profissionais atualizados e bem informados para que possam cumprir todas as obrigações tributárias, sem gerar multas e juros.
A escolha correta do regime tributário é fundamental para a sobrevivência da empresa, pois muitas acabam encerrando suas atividades por falta e pela carga tributária brasileira.
Com a adequação das normas internacionais na contabilidade brasileira, as fiscalizações serão informatizadas permitindo maios agilidade nas informações e os fiscalizadores terão seus feedbacks do sistema implantado por conta da globalização. Já as empresas carentes de informações tributárias serão as mais atingidas pelas notificações eletrônicas e isso acarretará multas e juros.
O investimento em tecnologia é indispensável para todas as empresas independente do seu tamanho, para aproveitar esse mecanismo nas tomadas de decisões, como suporte para novos investimentos, é necessário estar apoiado pela contabilidade.
Para sobreviver no mercado globalizado, às empresas buscam reduzir seus custos, ter preços competitivos, se preocupam com a qualidade do meio ambiente, com a responsabilidade social, a valorização de seus funcionários, treinamento, aquisição de tecnologia, e para tanto precisam de recursos financeiros.
Para que as empresas que estão engajadas na qualidade social das pessoas que estão em sua volta, o governo promove incentivos fiscais (a redução de impostos), que ainda é pequeno comparado com as obrigações que elas possuem perante o mesmo.
Para que consigam se adequar as exigências das leis com relação à sustentabilidade muitas empresas usando seus investimentos no tratamento de seus resíduos, nas instalações de equipamentos que possam minimizar gases tóxicos dentre outras providencias, para que não sejam multadas.
No Brasil existem cerca de 90 tipos de tributos que envolvem impostos, taxas e contribuições, com isso cabe aos gestores, administradores e contadores se empenharem em conhecer melhor a legislação com intuito de evitar custos desnecessários com recolhimento de tributos, pois esse conhecimento viabiliza aproveitar as lacunas ou brechas existentes na legislação contribuindo para redução ou até mesmo a desobrigação de recolher o tributo, possibilita o aproveitamento de benefícios oferecidos pelo fisco por meio de isenções devidamente inseridas
...