TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade (finalizada)

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios da contabilidade

O princípio da contabilidade surgiu na necessidade das pessoas controlar seus bens, podendo assim administrar suas posses e controlar seus ganhos e perdas financeiras, visando sempre no acumulo de riquezas, bens materiais e propriedades.

O objetivo principal da contabilidade é ajudar através de informações nas tomadas de decisões essas informações são expressadas através de relatórios contábeis.

Para a contabilidade existe algumas regras mundiais que devem ser seguidas que são denominadas de postulados princípios e convenções.

Postulado é uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita à verificação. Determina o campo onde a contabilidade deve atuar. São 02 princípios Postulados Mundiais: Entidade Contábil e Continuidade. 

Princípios e convenções determinam como o contabilista deve agir em algumas situações, em caso de duvidas sempre deve-se seguir os princípios e convenções.

São princípios mundiais:

Da Objetividade;

Da Materialidade (ou Relevância);

Do Conservadorismo (ou Prudência);

Da Consistência ou Uniformidade. 

No Brasil existe uma resolução onde determina a obrigatoriedade dos princípios da profissão contábil dessa forma visando padronizar e reunir em 7 princípios todos os existentes. De acordo com a resolução vigente no brasil os princípios são:

1. O da Entidade 
2. O da Continuidade 
3. O da Oportunidade 
4. O do Registro pelo Valor Original 
5. O da Atualização Monetária 
6. O da Competência 
7. O da Prudência 

Princípio da Entidade:  Tem como objetivo fazer a divisão dos bens da pessoa física e jurídica, dessa forma bens e direitos da pessoa física não podem se misturar com os bens e direitos da pessoa jurídica, por tanto despesas particulares dos sócios não podem ser confundidas e misturadas com os da empresa.

Princípio da continuidade: Esse princípio tem objetivo informativo sobre a continuidade ou não da entidade (empresa) fazendo avaliações das variações patrimoniais. Esse informativo deve ser divulgado através de nota explicativa, a aplicação desse princípio está ligado a correta aplicação do princípio da competência.

Princípio da Oportunidade:  Os registros das variações devem ser feitos imediatamente de forma integral, dessa forma não permitindo que dados sejam omitidos nos relatórios contábeis, quando se tratar de dados futuros, os mesmos devem ser lançados assim que possível a previsão dos valores.

Princípio do Registro pelo Valor Original: As variações das transações financeiras devem ser registradas com os valores originais de acordo com a moeda local do país.

Princípio da Atualização Monetária: Após o sucesso do plano real onde os níveis de variação cambial e inflação se mantiveram em níveis aceitáveis esse princípio foi extinto, esse princípio passou apenas a ser considerado como um fator histórico.

Princípio da competência:  O lançamento das despesas ou receitas devem ser realizados no período em que os mesmos foram gerados.

 - As receitas são consideradas realizadas quando:

 Nas vendas a terceiros de bens ou serviços assim que a venda for concretizada e o pagamento ser realizado ou no caso de pagamento a prazo.

 Quando for gerado um novo ativo independentemente da intervenção de terceiros.

 Quando um passivo deixar de existir parcialmente ou completamente.

 - As despesas são consideradas ocorridas:

 Quando o valor do ativo deixar de existir através de venda ou transferência para terceiros

 Quando dado baixa no valor parcial ou total do ativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com