TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Custos

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Custos Diretos

  São aqueles que estão diretamente atrelados a cada tipo de obra a ser custeada, no memento de sua efetiva ocorrência, ou seja, é aquele que está diretamente ligado ou atribuído no produto, linha de produção, centro de custo ou departamento. Suas principais características são:

  • Não necessitar de rateios para ser atribuído ao custo do objeto;
  • Podem ser diretamente ligados ao produto.

Exemplos de Custos Diretos:

  • Matéria-Prima;
  • Serviços subcontratados (aplicados diretamente no produto).

Ou seja, todos aqueles elementos individualizados que compõem o produto ou serviço.

 

  1. Apropriação dos custos diretos

  Para conhecer o consumo de matérias, a empresa necessita manter um rigoroso sistema de requisições, tendo em vista manter o estoque sempre atualizado e sem duvidas saber o quanto cada produto utilizado na produção é utilizado.

  Também é preciso conhecer o que cada funcionário faz, para verificar quais os operários que trabalham em cada produto, no período e por quanto tempo.

  1. Custo Indireto

  São aqueles que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de função de custo, são apropriados aos portadores finais mediante aos critérios pré-definidos pela empresa.

 2

  Um bom exemplo é a mão-de-obra indireta rateada por horas/homes da mão-de-obra direta, como também gastos com energia, com base em horas/máquinas, entre outros exemplos.

  Com tudo atribui-se custos a cada tipo de bem por meio de critérios de rateio, isso é comum no custo indireto, pois entendemos como custo indireto aquele que não se mensura no momento da ocorrência do fato, ou ainda que não possa ser identificada direto no produto, linha de produção, centro de custo ou departamento.

 Atribuímos ainda que custo indireto são aqueles que necessitam de rateio para serem identificados, ou seja, só podem ser atribuídos ao produto por meio de taxas ou critérios que empresa cria através de estudos que

indicam os rateios necessários para se chegar ao custo final.

Exemplos:

  • Mão de obra Indireta: São aqueles que não são mensuráveis e são encontrados em departamentos auxiliares nas indústrias;

Exemplos desse tipo de mão de obra são os serviços prestados pelos supervisores, controle de qualidade, entre outros. Diferente da mão de obra direta esse tipo de serviço necessita de rateios como horas/homem trabalhadas ou horas/maquinas para serem identificados na produção do produto.

  • Matérias indiretas: São aqueles empregados nas atividades auxiliares, cujo custo com relação à produção do produto é irrelevante.

Exemplos: graxas, lubrificantes, lixas.

  • Outros custos indiretos: São aqueles diretamente ligados ao setor fabril ou de prestação de serviços.

Exemplos: Depreciação de maquinas, seguros, manutenção de equipamentos.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com