ATPS EST. E ANALISE DE BALANÇO
Por: Solange Secundini • 23/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 190 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Valinhos
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Relatório apresentado à Faculdade de Valinhos, como exigência da disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras.
Orientador: Mestre Anderson Wilson
Valinhos
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4
- ETAPA 1 - Aula Tema: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertical e Análise horizontal....................................5
- Passo 1...................................................................................................5
- Passo 2...................................................................................................5
- Passo 3...................................................................................................8
- Passo 4.................................................................................................10
CONCLUSÃO.........................................................................................................................11
REFERENCIAS......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo ao apresenta esta atividade, será demonstrar como é feita a análise financeira de uma empresa, com isso, vamos descobrir e analisar a situação patrimonial da empresa e verificar onde precisamos focar para melhorar sua situação financeira e também onde temos melhor desempenho.
A análise financeira é um instrumento importante que os administradores devem utilizar, visando otimizar os resultados e criar novas situações para a empresa. Através das junções de técnicas podemos avaliar com maior precisão quais as melhores decisões para uma empresa se tornar mais rentável nos dias de hoje.
Nessa primeira etapa, vamos utilizar a Análise Vertical e Horizontal para auxílio nas tomadas de decisões, e assim interpretaremos as variações ocorridas apuradas.
- ETAPA 1 – Aula Tema: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertical e Análise horizontal.
- Passo 1 (Individual)
“Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras Disponível em:
- Passo 2 (Equipe)
“Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.”
RESUMO
De uma maneira geral a contabilidade é um instrumento de extrema importância nas organizações/empresas. Podemos dizer que é um controle relativo aos fatos e atos, pois através de seus registros contábeis levanta dados para saber como anda a "vida" da empresa.
ESTRUTURA DO ATIVO E PASSIVO
Os bens e direitos que a empresa possui são representados pelo ativo, que é desmembrado em três grupos: Circulante, realizável em longo prazo e permanente. O ativo de curto prazo é o mais importante, pois tem maior relevância, é usado para garantir o recebimento ou realizados em até um ano. Já o imobilizado mostra só o volume de recursos que continuam mais tempo na empresa.
O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa onde possui diferentes prazos para pagamento das dívidas. É desmembrado em três grupos: Circulante, Exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido.
O ativo é sempre semelhante ao passivo, os recursos que a empresa tem no ativo são financiados pelos recursos do passivo.
Quando uma empresa possui recursos de terceiros é porque é uma grande organização, desta forma, ela corre certo risco, pois passa a trabalhar mais com recursos de terceiros do que propriamente os seus.
DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO
As receitas são fonte de recursos, já as despesas e custos são aplicações. A demonstração de resultado mostra a soma dos valores do período. Somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado. Este resultado pode variar entre lucro ou prejuízo, atualmente este método é chamado de DSDE (demonstração do superávit/déficit do exercício). Quanto maior for o lucro da empresa, melhor poderá investir no seu ativo utilizando seu próprio recurso.
As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações primárias (Balanço patrimonial e demonstração de resultado), demonstrações secundárias (Demonstração de origem e aplicação dos recursos), métodos de análise (Horizontal e vertical) e Índices (grandezas relativas construídas a partir dos números).
O objetivo da análise pode se referir ao passado, presente ou futuro em termos de atuação da empresa, ainda que os dados contábeis sejam referentes aos acontecimentos passados, podem-se usar os mesmos para lançamento futuro.
LIQUIDEZ E CAPITAL DE GIRO
A rapidez com que o ativo se transforma em dinheiro é chamada de liquidez. Um exemplo são as aplicações financeiras, é um direito de recebimento imediato. O capital de giro é usado para comprar estoques, financiar vendas aos clientes. Caso haja sobra é usado em aplicações. A empresa irá manter sua situação de liquidez usando este recurso para pagar suas dívidas.
CAPITAL PRÓPRIO E DE TERCEIROS
O capital próprio nada mais é que o dinheiro da empresa. É representado pelo patrimônio líquido, recursos dos sócios contribuintes, mas que estão sendo usado na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros.
...