ATPS Estatistica
Por: Anderson_Saloma • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.962 Palavras (12 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4º SEMESTRE
ANDERSON SALOMÃO DE PAULA | RA: | 447963 |
ANDRÉA MARIA PIMENTEL BUZATO | RA: | 447959 |
ATPS – ESTATÍSTICA
PROFESSORA EAD: RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ
PROFESSOR TUTOR-PRESENCIAL: GABRIEL SCHMIDT MARINELLO
BRAGANÇA PAULISTA - SP
2014
ANDERSON SALOMÃO DE PAULA | RA: | 447963 |
ANDRÉA MARIA PIMENTEL BUZATO | RA: | 447959 |
ATPS – ESTATÍSTICA
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Estatística no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, turma 4º semestre, sob a orientação do(a) Prof.(a) Tutor Presencial Gabriel Schmidt Marinello.
BRAGANÇA PAULISTA - SP
SETEMBRO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................ 04
ETAPA 1
- – Conceito Inicial da Estatística............................................................. 04
- – A estatística nas empresas e suas aplicações...................................... 08
- – Aplicações da estatística na área da administração............................. 09
ETAPA 2
2.1 – Quadro de amostragem do café............................................................ 10
ETAPA 3
3.1 – Tabela de frequência absoluta e frequência relativa............................ 12
3.2 – Gráficos de coluna da frequência relativa e de setores da frequência absoluta ......................................................................................................................12
ETAPA 4
4.1 – Medidas de Tendência Central............................................................. 13
4.1.1 – Medidas de Tendência Central da Amostragem do café................... 14
4.2 – Medidas de Dispersão.......................................................................... 14
4.2.1 – Medidas de Dispersão da Amostragem do café................................ 14
4.3 – Resultado da pesquisa do lote do café................................................. 14
CONCLUSÃO.............................................................................................. 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................... 15
INTRODUÇÃO
Para a realização deste trabalho foram abordados vários temas da estatística, utilizamos de ferramentas desta disciplina para auxiliar na supervisão de uma empresa que atua no ramo alimentício, pesando e calculando se as amostras seguem as exigências da empresa.
ETAPA 1
1.1 - Conceito Inicial da Estatística
Definimos estatística como uma ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões em dois tipos de conjuntos, população e amostra. Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa (LARSON, 2010).
O aparecimento da estatística vem a mais de quatro mil anos antes de Cristo, quando foi utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios. A Bíblia nos fala assim:
“Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade” (BÍBLIA, NT Lucas, 2:1-3).
Destaca que foi somente no século XIX, que a Estatística começou a ganhar importância nas diversas áreas do conhecimento. E a partir do século XX começou a ser aplicada nas grandes organizações, quando os japoneses começaram a falar em qualidade total (EDUC, 2014).
Segundo EDUC (2014) a palavra Estatística surge, primeiramente, no séc. XVIII. Alguns autores dizem que esta origem vem do alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), que teria usado pela primeira vez o termo statistik, do grego statizein, outros falam ter origem na palavra estado, do latim status, pelo aproveitamento que dela tiravam os políticos e o Estado.A partir do século XVIII são vários os nomes que se destacaram na história da evolução da estatística, tais como Quételet (1796-1874), Galton (1822-1911), Karl Pearson (1857-1936), Weldon (1860-1906), Ronald Fisher (1890-1962).
Na sua descoberta, a Estatística estava ligada ao Estado. Hoje, esta ligação não se tem mais, como todos os Estados e a sociedade em geral dependem cada vez mais dela. Por isso, em todos os Estados existe um Departamento ou Instituto Nacional de Estatística. Na atualidade, a Estatística já não se limita apenas ao estudo da Demografia e da Economia. O seu campo de aplicação ampliou-se à análise de dados em Biologia, Medicina, Física, Psicologia, Indústria, Comércio, Meteorologia, Educação, etc., e ainda a domínios aparentemente desligados, como estrutura de linguagem e estudo de formas literárias (EDUC, 2014).
...