ATPS Teoria da Contabilidade
Tese: ATPS Teoria da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelgc1987 • 23/11/2013 • Tese • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
ATPS DE Teoria da CONTABILIDADE
Etapa n° 1
Passo 2
Objetivos Principais da contabilidade
Pode ser estabelecida como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação de demonstrações e analises econômica, financeira e física.
Sistema de informação, conjunto de dado, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios. Usado tanto por uma pessoa física quanto jurídica, entre eles os que mais utilizam são acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais, usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
Nesse sistema deve conter informações referentes fluxos de caixa, capital de giro, quantidade gerada de produtos ou serviços, numero de depositante num banco, numero de clientes numa empresa, numero de funcionários, receita bruta per capita.
A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
Passo 2
Semelhanças existentes na vida financeira particular e de uma empresa.
Ao observar a vida financeira pessoal e de uma empresa, percebemos que em varias aspectos estamos ligado em um determinado ponto, trabalho, dinheiro, gastos.
Assim como em uma empresa, precisamos estar atentos ao fluxo de caixa, tendo controle de quanto vamos ganhar e quanto devemos gastar. Em uma empresa quando o financeiro não esta indo muito bem, o administrador decide assim cortar gastos de forma que não prejudique o andamento e nem a qualidade de seus serviços, pessoas físicas também devem se contralar com os gastos do dia a dia para que não deixe de cumprir com seus gastos principais e fundamentais, como água, luz, telefone, aluguel, supermercado, escola, etc.
Empresas pagam impostos, muitas vezes valores altíssimos, mais nós pessoas físicas também não deixamos de pagar nossa parte, em tudo que compramos como ate mesmo uma bolacha no supermercado. E também não devemos nunca tentar desviar sobre IPTU, imposto de renda, etc.
Pessoas físicas também se importam muito com investimentos, sejam elas em bolsas de valores, imóveis, poupança, capitalização, cada uma da forma que acha mais conveniente.
Na parte comercial isso se torna uma regra, pois toda empresa precisa ter seus lucros e para isso precisam saber investir! E como a proporção do investimento é maior, os lucros tendem a serem maiores também.
Por fim como em toda boa família, é necessário regras, em uma empresa elas precisam ser aplicadas no cotidiano também, para que tudo saia como planejado e o inesperado seja rapidamente resolvido.
Etapa 2
Passo 2
Dentro deste trabalho faremos uma analise da teoria aplicada.Sua mensuração e relevância.
CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS: UMA ANALISE DO ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE.
O Conceito do ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos ou como aplicações de recursos de uma empresa, o ativo esta ligado a vários outros itens da contabilidade que envolver receitas e despesas ele ajuda também na definição de outros termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.
Ativos podem ser definidos também como reservas de benéficos futuros prováveis que são obtidos ou controlados por uma entidade.
A incorporação de um benéfico futuro provável aparece como característica essencial dos ativos. O ativo é um recurso controlado pela empresa que gera benefícios econômicos futuros e representa uma promessa futura de caixa. Pode também ser considerado todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione fluxo de caixa. O fato de o ativo poder gerar um beneficio provável, não o exclui da definição de ativos.
Ainda não é reconhecida a característica principal do ativo que é o direito especifico a benefícios futuros. Para alguns autores também é definido como recursos econômicos possuídos, a geração de riquezas na empresa esta cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis ou aos ativos intelectuais.
Ativos intangíveis – direito, benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e recursos humanos, os ativos intangíveis interagem com os tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico.
Há uma deficiência na contabilidade, pois deixam de registrar os ativos intangíveis não adquiridos ou desenvolvidos
...