ATPS de Estatistica
Por: beto360 • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.392 Palavras (10 Páginas) • 219 Visualizações
Natureza da Estatística
Antiguidade
Na antiguidade, os povos os povos já sentiam a necessidade de um desenvolvimento social, através de registros eles registravam o numero de habitantes, nascimentos, óbitos, faziam estimativas sobre as riquezas individuais e sócias dos povos.
As primeiras estatísticas foram realizadas para fins governamentais, para que os governantes das grandes civilizações antigas tomassem conhecimento dos bens que o Estado possuía e como estavam distribuídos pela população.
Idade Média
Na idade média, as estatísticas eram feitas com fins de cobranças de impostos e para controle de pessoas, animais e para ter um controle de idade da população jovem para recrutamento militar.
Século XVI
No Século XVI surgiram as primeiras tábuas e tabelas que registravam fatos sociais, como batizados, casamentos e funerais.
No Século XVII, o estudo dessas informações foi adquirido a um caráter mais cientifico e o alemão Gottfried Achemmel, que sugeriu o nome de Estatística para esta nova ciência, determinou quais eram os seus objetivos e relações com as demais ciências.
Historicamente, o crescimento e o desenvolvimento de estatística moderna seriam relacionados a três fenômenos isolados: as necessidades dos governos de coleta de dados sobre os seus cidadãos, o desenvolvimento da teoria da probabilidade e a vinda da informática. Pacotes estatísticos como o SAS, Eviews, R – Project e outros se tornaram populares e vem ajudando no processamento das informações.
Variável
Variável é um conjunto de resultados possíveis de um experimento ou informação. Dependendo dados coletados em um experimento as variáveis podem ser classificadas em qualitativas e quantitativas.
Qualitativas
Quando os seus valores são expressos por um atributo como: gênero (masculino e feminino), cor da pele (branco, preto, amarelo, pardo) estatura (auto, médio, baixo).
As variáveis qualitativas podem ser subdivididas em nominais e ordinais.
Quantitativas
Quando os seus valores são expressos por números como: quantidade de filhos, salários de empregados, idades dos alunos de uma escola, etc.
As variáveis quantitativas podem ser discretas e continuas.
Nominais
Quando não permitem comparações.
Exemplo
O nome ou o gênero de um indivíduo (Carlos ou Bruna; masculino ou feminino).
Não é possível estabelecer qual a prioridade ou o mais importante nessas características.
Ordinais
Quando permitem comparações.
Exemplo
Atribuição de status (alto, médio, baixo) para um individuo.
É possível estabelecer comparações de intensidade e ordenamento.
Discretas
Quando valores permanentes a um conjunto enumerável.
Exemplo
Número de filhos de um casal (0, 1, 2, 3, ... , n).
Contínuas
Quando assume qualquer valor em um determinado intervalo.
Exemplo
Peso de um individuo com a precisão desejada (63 Kg, 63,5 kg, 63,516 Kg).
População e Amostras
A População estatística ou universo estatístico é denominado pelo conjunto de dados obtidos de portadores de pelo menos uma característica comum referindo-se a um conjunto de indivíduos, ou um alvo de interesse, podendo ser os habitante de uma cidade ou componentes de produtos produzidos por uma determinada fabricação em linha em um certo período de tempo.
Em estatística a palavra população tem um significado de amplitude maior do que no vocabulário leigo. Valores que uma variável pode assumir nos elementos de um conjunto
podemos afirmar se o elemento pertence ou não à população.
Em algumas ocasiões se torna viável acessar toda a população para estudo de características de interesse mas em muitos casos tal procedimento se torna inviável pelo custo econômico ou demanda de tempo.
Exemplos: Uma empresa pode não dispor de verba suficiente para pesquisar o que pensa os consumidores do seu produto. Ou em outro caso citados como exemplo a inviabilidade de uma empresa determinar a vida útil de seu produto disponível no mercado .
Para estes casos tendo em vista as dificuldades de varias naturezas em observar todos os elementos de uma população tomaremos algumas para formar um grupo a ser estudado denominado por AMOSTRA.
Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.
Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum
denominamos População estatística ou universo estatístico.
Esse termo refere-se não somente a uma coleção de indivíduos, mas também
ao alvo sobre o qual reside nosso interesse. Assim, nossa população pode ser tanto
todos os habitantes de Vila Velha, como todas as lâmpadas produzidas por uma
fábrica em um certo período de tempo, ou todo o sangue no corpo de uma pessoa.
Como em qualquer estudo estatístico temos em mente pesquisar uma ou mais
características dos elementos de alguma população, esta característica deve estar
perfeitamente definida. E isso se dá quando, considerando um elemento qualquer,
podemos afirmar, sem ambigüidade, se esse elemento pertence ou não à população.
Vamos entender que, em Estatística, a palavra população tem significado muito
mais
...