TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de custos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 Francisco Gleyson Ribeiro Beges - 8406137092

etapa 01 e 02 atps – contabilidade de custos

Campo Grande - MS

 04/2015

Francisco Gleyson Ribeiro Beges 8406137092

 etapa 01 e 02 atps – contabilidade de custos

Trabalho correspondente a Atividade Práticas Supervisionada pela profº Antonino Salvatierra, da disciplina de Contabilidade de custo do Curso ciências contábeis, turma 4º\5º ano.

Campo Grande - MS

04/2015

INTRODUÇÃO

A Contabilidade de custos é uma vertente da contabilidade financeira e é  sem duvidas de extrema importância para qualquer empresa, apesar de criada para mensuração de custos fabris, ela pode alavancar resultados, otimizar recursos e eliminar desperdícios em qualquer segmento, se bem aplicada e constantemente revisada.

Não é tarefa fácil de se realizar e exige um gral de  conhecimento dos termos, nomenclaturas e funções contábeis elevado, portanto deve ser realizado por profissionais realmente capacitados e experientes para que consiga obter o melhor resultado possível em função de sua aplicação.

O que são custos ?

Existem dois tipos de custo: O custo direto e o indireto

Custo direto;

Chamamos de custo direto todo custo relacionado a produção de um, determinado produto ou serviço que inclui;

Custo de matéria prima: É o gasto que temos com a aquisição de material para transformação em produto final, compra de leite, frutas, e conservantes em nosso caso.

Custo com mão de obra: Dinheiro gasto com operários que atuam na produção , transformação de matéria prima em produto final de venda. No nosso caso, os colaboradores que transformam frutas, leite, água e conservantes em sorvete, não só os colaboradores que atuam no chão de fabrica mas também os promotores de vendas,os vendedores.

Serviços subcontratados e aplicados diretamente na produção de bens ou serviços: O serviço de manutenção de maquinas entrega a clientes, limpeza e higienização do local de trabalho, etc.

Custo indireto;

É aquele custo que não pode ser atribuído a um produto ou serviço de forma direta, necessita de taxas de rateio para atribuição ao objetivo custeado, ex;

Mão de obra indireta:  É  representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

 Materiais indiretos:  São materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

Terminologias em custos

Para que entendamos o que esta proposta nesse trabalho existe a necessidade de algumas nomenclaturas e de seus significados, sendo assim, vamos pontuar eles e explicar seus significados dentro de custos para maior entendimento do assunto abordado.

Gasto: Aquisição de produto ou serviço que gere sacrifício financeiro para empresa, que por sua vez pode ser entrega ou promessa de entrega de ativos.

Podemos dizer que temos gastos em todos os bens e serviços adquiridos, gastos com matéria prima, gastos com mão de obra, gastos com folha de pagamento, na compra de um imobilizado.

Desembolso: Pagamento realizado em virtude de aquisição de bem ou serviço, podendo ocorrer antes, durante ou após a compra ou aquisição do serviço ou bem, portanto defasa ou não momento do gasto.

Investimento: Aplicação de recurso, ativos provenientes de capital social, ou, capital próprio visando lucro futuro. Todo bem ou serviço que é estocado nos ativos  da empresa para baixa ou amortização é chamado de investimento.

Custo: O custo surge no memento da transformação da matéria prima em produto final, ou seja, custo é todo recurso utilizado na produção de bens ou serviços tais como, matéria prima, energia elétrica, maquinas, etc.

Despesa: Consideramos despesas tudo que gera sacrifício no processo de obtenção de receitas,o que se atribui as vendas dos produtos finais, ou seja, no momento em que vendemos um produto ele se torna uma despesa, também podemos dizer que despesa é todo custo que são ou foram gastos na entrega de bens ou serviços.

Perda: Bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária, pois não geram sacrifício normal ou intencional, nisso incluímos os gastos com salários de funcionário em greve, o consumo de matéria prima por uma maquina com defeito, entre outros.

1º - Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufaturados, como Investimentos ( I ), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

(I ) Compra de matéria-prima

(C ) Consumo de energia elétrica

(C ) Utilização de mão-de-obra

(D ) Consumo de combustível

(C ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(I ) Aquisição de máquinas

(C) Depreciação das máquinas

(D) Comissões proporcionais às vendas

( C) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(D ) Depreciação do prédio da Empresa

(C ) Consumo de matéria -prima

(I ) Aquisição de embalagens

(P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

(P ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

(C ) Geração de sucata no processo produtivo

(P ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

( I) Reconhecimento de duplicata como não recebível

(C ) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

(I ) Gastos com seguro contra incêndio.

(D ) Consumo de embalagens.

2º - Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (378 Kb)   docx (140.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com