ATUARIA (contabilidade)
Por: VICRIBRUS • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.110 Palavras (13 Páginas) • 708 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O atuário 4
2.2 As principais atividades desenvolvidas pelo atuário..............................................4
2.3 Profissões que podem contribuir para a gestão empresarial.................................5
2.4 Ciência atuarial como ferramenta de gestão empresaria..........................................6
2.5 Atuária: Profissão do futuro...................................................................................7
2.6 Relação da atuária x risco no contexto das organizações.....................................7
2 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERENCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O atuário é o profissional, que entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização.
É o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.
A formação básica do atuário está dentro dos campos matemático e estatístico, todavia são fundamentais os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia, comunicações e outros.
A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril.
O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho.
É uma profissão que está em alta no mercado de trabalho nos dias de hoje, devido às constantes mudanças na economia, novos fundos previdenciários e novos e maiores modalidades de seguros. Em contrapartida a profissão de repórter de jornal esta em queda constante, isso devido à informatização dos meios de comunicação que oferece uma velocidade maior na captação da informação, ficando o jornal impresso bastante obsoleto.
Fonte: IBA - Instituto Brasileiro de Atuária
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O atuário
O profissional de atuária é um especialista em problemas relacionados às probabilidades financeiras, com conhecimento multidisciplinar, devidamente preparado para mensurar e administrar riscos. Suas habilidades servem à busca de equilíbrio em operações de seguros em geral, previdência pública/privada e capitalização. Ele utiliza conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco.
O profissional analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de perdas da seguradora ou da instituição previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios. Para isso, utiliza muita matemática e estatística. O atuário só pode trabalhar se obtiver o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.
Apesar de desconhecida para muitas pessoas, essa profissão tem crescido com o aumento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento do mercado de previdência privada. Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos: seguros, previdência, capitalização e investimentos.
Esse especialista em risco define os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Daí a importância do atuário dentro dos fundos de pensão. De acordo com o perfil de cada participante e com base em um conjunto de informações técnicas, é que os custos para financiar um plano de benefício são mensurados, não só em um único período, mas ao longo da vida útil do plano. Assim cada participante conhece o valor a ser pago durante a vida laboral para depois desfrutar do tempo da aposentadoria.
2.2 As principais atividades desenvolvidas pelo atuário.
A função do atuário é vasta, como em fundos de pensão, companhias de seguro, resseguro, capitalização, previdência pública/privada, instituições financeiras, órgãos de fiscalização, auditoria, consultoria, perícia, além da atividade docente e de pesquisa. Competem ao atuário, de um modo geral, calcular probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar prêmios, indenizações, benefícios, reservas matemáticas, bem como avaliar a solvência das instituições que gerenciam riscos. De forma mais detalhada as funções do atuário dentro de cada área especifica são:
Auditoria Atuarial: Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.
Estimativa e Análise: Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.
Mercado Financeiro: Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.
Perícia Técnico-Atuarial: Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.
Planejamento de reservas: Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.
...