AVA - Adm Financeira
Por: Nathalia16 • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Administração Financeira
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Unidade de Ensino: Anápolis
Nome | NATHALIA SOUZA DA CONCEIÇÃO |
RA | 3219520135 |
Atividade Colaborativa
Introdução
O rendimento esperado sobre vários tipos de financiamento é o que podemos chamar de custo de capital. Pode ser medido pelo risco do investimento e levando em conta vários aspectos importantes como a oportunidade. O custo de capital é o retorno mínimo que espera que a empresa apresente para seus financiadores e então ser definido como um bom investimento, o imprescindível é que o retorno do investimento seja maior que o custo inicial.
Desenvolvimento
Investimento pode ser explicado como uma perda voluntária em favor da obtenção de benefícios futuros. Podem ser distintos de duas formar, Investimentos de Capital e Financeiro, o de Capital consiste na transformação de ativo em parte de um processo produtivo e o financeiro está ligado a compra de títulos financeiros e valores imobiliários.
A primeira coisa que se busca antes de fazer um investimento é a margem de retorno que ele trará, e aquele que trará retorno mais rapidamente é o que será primeiramente escolhido, porém nem sempre quem dá retorno primeiro é o melhor investimento, pois o investimento pode se dissolver rapidamente e o projeto pode acabar antes do esperado, enquanto o que daria o retorno em mais tempo perdura no mercado.
O método bastante utilizado pelo sistema financeiro da atualidade é o regime de juros compostos, pois o retorno é muito maior, por exemplo, que quando se utiliza os juros simples que se condiciona a ter apenas um valor fixo, diferente dos juros compostos que é sempre de acordo com o montante em questão.
O CAPM – Capital Asset Pricing Model serve para avaliar os riscos e o retorno de investimentos, permite que possa avaliar a taxa mínima de retorno aceitável o que colabora para uma boa decisão tanto dos investidores quanto das empresas.
Os Seguindo o trabalho de Markowitz, SHARPE (1964) e LYNTNER (1965) conceberam a estrutura do CAPM, no qual o risco de um ativo (e, por resultado, a taxa de desconto) são relacionadas a um ativo livre de risco, a um prêmio pelo investimento em um portfólio de risco e um fator de risco específico do ativo alvo do investimento. O CAPM apresenta uma série de exigências para que seja plenamente válido.
Em sua maioria as técnicas análise financeira consideram um de seus principais aspectos: o dinheiro perde valor com o passar do tempo. E esse fato dá-se por vários motivos o principal deles é a Inflação que está ai todos os dias nos jornais para quem quiser ver, juntamente com o aumento do ganho de dinheiro aumenta a custo de vida, e no caso de investimentos a realidade não é diferente.
Além disso, ainda existem vários riscos como o de a empresa falir ou de uma troca de governo que gere impactos econômicos, tudo isso influência na desvalorização do dinheiro e atrapalha qualquer investidor, por isso que fazer um investimento nunca é uma decisão fácil de ser tomada.
Considerações Finais
Saber como calcular os riscos e a rentabilidade de um investimento é imprescindível para evitar prejuízos principalmente nos dias atuais onde vira e mexe o dinheiro perde seu valor. As formas de medir esses dois indicadores estão ai e vão de métodos simples a métodos mais aplicados, basta estudar, se informar e o sucesso estará o mais perto, e é importante também se ligar nos custos de oportunidade e não perder de forma nenhuma a cautela, pois são seus recursos e seu futuro que estarão em jogo.
...