Análise de Investimentos Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Por: Gabri Games • 15/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.168 Palavras (13 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
NOME DOS ALUNOS – RA:
JOSÉ RICARDO LOPES RA:8524892960
NICOLAS DA SILVA FERREIRA PEREIRA RA:8519912730
ERONILDO RODOLFO LOPES RA: 9360295340
Tutor(a) de Sala: Daniela Araujo
Tutor(a) a Distância: Ana Paula Pesarini Castilho
DESAFIO PROFISSIONAL
“Curso Ciências Contábeis: 5ª série”
Análise de Investimentos
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
OSASCO
2016
[pic 2]
Introdução
Esta ATPS tem como finalidade nos mostrar de forma prática a análise de investimentos, e entender os passos e de que maneira acontece.
Existem vários motivos para se investir que podem variar de pessoa para pessoa. Ganhar mais dinheiro pode ser o objetivo mais primitivo, mas a verdade é que pensamos em investir, por exemplo, comprarmos uma casa, pagarmos a faculdade de nossos filhos, um tratamento de saúde, termos uma aposentaria tranquila, para nos sentirmos mais confiantes e etc. São inúmeros os motivos além do aumento do patrimônio.
A importância das Demonstrações contábeis
A contabilidade é o procedimento onde são anotadas todas as transações que ocorrem dentro das organizações, com os avanços tecnológicos, muita coisa modificou desde os primórdios da humanidade. Isso não é diferente com a contabilidade ela também evolucionou junto com a tecnologia, todos os processos contábeis eram manuscritos, depois passou-se a processar os dados eletronicamente, daí veio os sistemas de informatizados.
Com o mercado cada vez mais competidor, as empresas precisam se adaptar a essa realidade, nesse caso a analise contábil é de suma importância nos posicionamentos e táticas de uma organização no mercado em que ela atua, assim sendo a contabilidade é o carro chefe para chegarmos às análises contábeis.
Marion (2003, p.23), enfatiza que a Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. A demonstração contábil consiste em técnicas que permitem a comparação e a interpretação dos demonstrativos da empresa, podendo apresentar informações úteis nas transações realizadas. Nesse sentido, é necessário que se tenha um conhecimento da empresa, pois os dados são sequências variáveis. Para que o analista consiga interpretá-las é preciso observá-las á luz das políticas da empresa, ou seja, analisar essa variável de acordo com o letrado da organização.
A análise contábil ampara não só aos contadores, como também aos proprietários de uma empresa na tomada de decisões na hora de informar o que os demonstrativos contábeis têm a dizer em relação à saúde da empresa, seja ela econômica, financeira ou patrimonial.
Segundo Matarazzo (2003, p.39): Analise das demonstrações contábeis visa extrair informações para a tomada de decisão. Sendo assim é necessário conhecer o significado de cada conta, isso facilitara a busca de informações necessárias, para se que seja feita uma boa analise.
Analise Horizontal e Vertical
Analise horizontal é a comparação que se faz entre os valores de uma mesma conta ou de um grupo de contas em diferentes exercícios sociais, é basicamente um processo de análise temporal. A análise horizontal traz a variação das contas de um ano para o outro, toda vez que existir um crescimento de uma conta ou variação de uma conta de um ano para o outro estaremos nos referindo da analise horizontal.
Já a analise vertical mostra a participação de cada conta em um determinado grupo de contas, exemplo: se pegarmos a analise vertical do ativo circulante em relação ao ativo total, suponha que seja 50% então metade do meu ativo é ativo circulante e a outra metade e ativo não circulante sendo assim a analise vertical nos traz a participação de uma conta como um todo, já a analise horizontal nos dar variação de crescimento ou redução.
Índices Econômicos e Financeiros
Será de suma importância o uso dos índices na prática das análises, estes são usados para mensurar e entender qual é a situação da empresa diante do mercado para conhecer como anda a situação da empresa, são necessários três pontos indispensáveis, são eles os indicadores de: liquides rentabilidade e endividamento. Conforme SILVA (1995, pág.263), tais índices podem ser classificados por grupos estrutura, liquidez, rotação, retorno e relacionados à dívida financeira.
Liquidez, (situação financeira) mostrar o quanto a empresa tem disponível para quitar suas dívidas. Liquidez quer dizer capacidade de pagamento, capacidade de liquidar, o ativo é organizado em ordem decrescente de liquidez e o passivo em ordem decrescente de exigibilidade, liquides é a capacidade de transformar em dinheiro, ela está sempre relacionando um ativo a um passivo (uma dívida).
Índices que são utilizados em cálculo e análise dos índices de liquidez
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivas de estudos para os gestores.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
Liquidez corrente
Calculada a partir da Razão entre os direitos em curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas em curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativas Circulantes e Passivo Circulante.
...