Analise das demonstrações contabeis
Por: Priscila Bernardino • 7/10/2016 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Aluno(a): Priscila Bernardino Eufrásio
RA: B023BB-3
Turma: 08/CT8968
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis
SÃO PAULO
2016
Síntese do Capítulo 12 do livro Estrutura e Análise de Balanços 11ª ed.
Análise Dinâmica do Capital de Giro
Esta síntese visa o estudo dinâmico da situação financeira da empresa, através de indicadores operacionais que refletem todas as decisões tomadas em relação ao capital de giro e seu equilíbrio financeiro.
Para iniciarmos nosso estudo, é necessário que se conheça a definição de cíclico que é todos os elementos patrimoniais diretamente vinculados ao ciclo operacional da empresa., como produção e vendas. Os valores circulantes, porém não cíclicos, são definidos como financeiros. Ex: aplicações financeiras, depósitos judiciais, duplicatas descontadas.
As principais contas dos grupos cíclicos e financeiros são:
- Ativo Financeiro: caixa, bancos, aplicações financeiras;
- Ativo Cíclico: duplicatas a receber, estoques, adiantamento a terceiros;
- Ativo Permanente: investimentos, realização a longo prazo;
- Passivo Financeiro: financiamentos bancários, duplicatas descontadas;
- Passivo Cíclico: fornecedores, adiamento de clientes, despesas operacionais;
- Passivo Permanente: patrimônio líquido e contas do exigível a longo prazo.
A necessidade de investimento em giro, revela o montante de capital permanente que uma empresa necessita para financiar seu capital de giro. A diferença entre os investimentos de longo prazo e os financiamentos contínuos refletem a necessidade operacional de investimento de longo prazo em giro.
Quando uma empresa está na situação em que seu capital circulante líquido é maior que sua necessidade de investimento em giro, pode-se concluir que ela apresenta segurança financeira, e este excesso é definido como saldo e disponível.
Identificada a necessidade de investimento em giro, por exemplo quando o estoque necessário para funcionamento normal da empresa está sendo financiado por créditos a curto prazo, pode ser apurada a necessidade total de financiamento permanente de uma empresa, que o montante mínimo de passivo permanente que a empresa deve manter visando seu equilíbrio financeiro.
Uma empresa equilibrada financeiramente apresenta um capital circulante líquido superior a suas necessidades permanente de giro, tendo um saldo do disponível positivo.
Para financiar a necessidade de investimento em giro, as fontes de recursos geralmente são terceiros ou de recursos próprios aumentando o capital.
A sigla EBITDA é o lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações, que surgiu da necessidade de se tomar medidas gerenciais para otimizar as estratégias financeiras. O lucro antes dos juros, é o resultado gerado pelo negócio, porém desconsiderando as despesas de depreciações temos o fluxo de caixa. Ou seja, o EBITDA equivale ao conceito de fluxo de caixa operacional antes do cálculo do imposto de renda.
...