Análise Balanço Orçamentário
Por: Juliano Cesar • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
JULIANO CÉSAR CAETANO SANTOS
ANÁLISE BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
MUNICÍPIO DE PARACATU-MG
BELO HORIZONTE
MAIO 2018
Dada a análise do balanço orçamentário da prefeitura de Paracatu/MG, ano exercício 2017, analisando pela receita total, pensamos que é possível afirmar que o município não conseguiu alcançar a receita prevista, apresentando um saldo a realizar de 79 milhões de reais, indicando que as receita arrecadada não seria capaz de cobrir as despesas realizadas.
Porém, adentrando aos principais campos que não conseguiram atingir o valor previsto, destaca-se as receitas de capital a qual ficou com um saldo a realizar de 75 milhões, isso significa que do valor da receita total que identificamos a realizar, 95% foi influenciado pela receita de capital.
Com isso, analisando os outros grupos como receitas correntes, compostas por tributos, contribuições, patrimoniais e transferências correntes, percebe-se que alcançaram um montante superior a previsão anual atualizada, em 2,5 milhões. Dado esse que pode ser julgado com um excesso de arrecadação para cobertura de despesas.
No que tange as despesas, identificamos que foram liquidadas 71% da dotação anual atualizada, contudo ao retirar o efeito de despesas de capital finalizado em 56 milhões a empenhar, concluímos que o município obteve uma redução de despesas de 26 milhões se comparada a dotação anual, podendo-se destacar o subgrupo outras despesas correntes e pessoal/encargos sociais que demonstraram juntos uma redução de 24 milhões.
Por fim, estudando o superávit apurado primeiramente da receita realizada – despesa empenhada temos um superávit de 23 milhões, em que se eliminarmos o efeito de operações financeiras iria ser maior. E o superávit da receita realizada – despesa liquidada apresentou um superávit de 27 milhões, indicando que nem todas despesas empenhadas foram definitivamente liquidadas, então um índice mais fidedigno seria aquele utilizando a despesa empenhada que também demonstrou um excelente resultado do município, o qual se apresentou hábil para cobrir suas despesas empenhadas com suas receitas arrecadadas.
...