Análise Financeira e Patrimonial
Por: Samara Sbeghen • 14/5/2017 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL
Análise Financeira e Patrimonial
Prof. Marcelo Juarez Vizzotto
Leitura Prévia 01 (17/03/2017)
Samara Cousseau Sbeghen
Análise Vertical
A análise vertical é considerada uns dos principais instrumentos de análise da estrutura patrimonial, consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou cada grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo e Passivo.
Assaf (2014) diz que a análise vertical constitui identicamente um processo comparativo, sendo desenvolvida por meio de comparações relativas entre valores afins ou relacionáveis identificados numa mesma demonstração financeira.
O principal objetivo da Analise Vertical é demonstrar a importância de cada conta dentro das demonstrações, e através das comparações com padrões do ramo de atuação ou com exercícios anteriores, demonstra se a itens fora das proporções, os recursos tomados pela empresa, a participação de capital próprio e de terceiros, os recursos totais do ativo circulante e permanente. A Análise Vertical pode ser feita em qualquer demonstração financeira. Ela alcança sua plenitude quando efetuada na DRE. A DRE inicia com o valor da Receita Operacional Bruta. Nela soma-se as Receitas e subtraídos Custos e Despesas, chegando ao Lucro Líquido do Exercício.
Portanto a análise vertical pode ser utilizada para uma vasta gama de dados, como a análise de DRE e balanço patrimonial. Com ela podemos ficar atentos as reduções do Lucro Líquido, aumento indesejado de algumas Despesas, irregulares que é facilmente observada através da Análise Vertical, assim podemos garantir uma gestão financeira com ótimos resultados.
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos de Administração Financeira.2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
REIS, Arnaldo. Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
...