Análise Vertical e Análise Horizontal das Demonstrações Contábeis
Por: JOAO PEDRO Gonzales • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.994 Palavras (20 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Estrutura e Analise das Demostrações Financeiras
CAXIAS DO SUL
2013
Sumário
1. Introdução ..................................................................................................................... 03
2. Análise Vertical e Análise Horizontal das Demonstrações Contábeis .......................... 04
2.1. Análise das Demonstrações do Resultado do Exercício da Empresa ROMI ....... 11
2.2. Análise do Balanço Patrimonial da Empresa ROMI ............................................ 11
3. Definição e estrutura de lucro nas empresas................................................................. 12
3.1. Cálculo e Interpretação dos índices financeiros da Empresa ROMI .................... 12
3.2. Opinião do grupo sobre rentabilidade e lucratividade nas empresas ................... 15
4. A utilização do Método DUPONT ............................................................................... 16
4.1. A utilização do Termômetro de Insolvência ........................................................ 17
5. A análise do Fluxo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro ................................... 19
6. Relatório geral da situação econômica, financeira e patrimonial da Empresa ROMI .. 20
7. Conclusão ...................................................................................................................... 24
8. Referências Bibliográficas ............................................................................................ 25
- Introdução
O mercado financeiro apresenta oportunidades para investidores. Com essa oportunidade é importante conhecer as demonstrações financeiras de uma empresa, para avaliar a possibilidade de investimento. Na ATPS proposta, teremos que fazer as análises da Empresa ROMI, onde o objetivo é elaborar um parecer contábil, com tabelas sobre a análise vertical da DRE, análise vertical do Balanço Patrimonial, análise horizontal do DRE e análise horizontal do Balanço Patrimonial com o devido relatório ao final.
Teoria da Análise Vertical e Análise Horizontal
das Demonstrações Contábeis
A análise vertical e a análise horizontal das demonstrações contábeis permitem efetuar com facilidade a comparação de valores de um determinado período com os valores de períodos anteriores apresentados no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício. Estas análises são efetuadas amplamente e são aprovadas pelo mercado financeiro mundial.
A análise vertical permite a comparação dos valores de cada conta ou grupo de contas em relação a um valor base. No caso do Balanço Patrimonial este valor base é o total do ativo ou do passivo. Na Demonstração do Resultado do Exercício o valor base é o total da Receita Líquida.
Enquanto a análise horizontal permite a comparação de cada grupo de contas verificando a evolução das contas do Balanço Patrimonial e da D.R.E. durante um determinado período. Essa comparação se faz levando em conta a situação do ano atual em relação ao ano anterior.
[pic 2]
[pic 3]
A elaboração do Balanço Patrimonial da Empresa ROMI, levando em consideração a análise vertical dos indicadores referentes aos anos de 2007 e 2008, e posteriormente, a elaboração de uma análise horizontal destes indicadores, reflete a seguinte realidade:
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
2.1. Análise da Demonstração do Resultado do Exercício da Empresa Romi
A análise da demonstração do resultado do exercício da comparação entre os anos de 2008 e 2007 refletem a seguinte posição:
- - Houve um aumento de 9,92% na receita operacional bruta, que se entende que está havendo o crescimento da empresa e a participação de seus produtos no mercado e que a empresa atingiu um bom índice de vendas. A participação dos produtos da empresa no mercado externo representou um crescimento ainda maior, em 32% na comparação com o exercício anterior.
- - Houve uma redução de 9,07% em comparação com o exercício de 2007.
- - A redução no lucro líquido do exercício de 2008 foi devido ao aumento no custo dos produtos e serviços vendidos, que cresceu 15,74% em relação ao ano de 2007. Com o aumento do custo dos produtos e serviços vendidos, o crescimento do lucro bruto foi de apenas 2,75%. Além disso, o custo dos produtos e serviços vendidos passou a representar 49,79% da receita operacional bruta.
- - Outro fator determinante para a queda do lucro foi o aumento significativo nas despesas operacionais, tais como as despesas gerais e administrativas, reajustadas 40,44% na comparação com o exercício anterior.
2.2. Análise do Balanço Patrimonial da Empresa Romi
Ao realizarmos a comparação do Balanço Patrimonial fizemos as seguintes observações:
- - A empresa passou a investir mais recursos no ativo não circulante. O total do não circulante cresceu 39,86% na comparação com o exercício de 2007, passando a representar em 2008 um total de 46,67% do ativo da empresa. Em contra partida, a empresa perdeu em liquidez dos ativos
- - Com relação ao Passivo, observamos que a empresa aumentou seus financiamentos de curto prazo (FINAME) em 40%. Esse financiamento representou no ano de 2008, 16,24% do passivo total da empresa.Ao analisarmos as operações de crédito de longo prazo percebemos um crescimento significativo na conta de financiamentos, que cresceu 30% no exercício de 2008, sendo que a mesma representa 25,99% do total do passivo.
- DEFINIÇÃO E ESTRUTURA DE LUCRO NAS EMPRESAS
A leitura do artigo de Stephen Kanitz levou nosso grupo de trabalho a elaborar algumas conclusões a respeito do lucro nas empresas. Na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, aprendemos que a margem de lucro das empresas geralmente segue a escala: na indústria de 3 a 5%; no comércio pode chegar a 15% e na prestação de serviços até 25% da receita bruta.
...