TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metas de Macroeconomia

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO UNIGRANRIO

COMPANHIA NILZA CORDEIRO HERDY ED. CULTURA

ESCOLA DE CIÊNCIA SOCIAIS E APLICADAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ECONOMIA

(AP3)

Marcus Vinicius Ramirez Fernandes Barroso - 2112376

RIO DE JANEIRO – (RJ)

2022

Sumário

Introdução à Macroeconomia ..................................................................................... 3

Metas e Objetivos Macroeconômicos ......................................................................... 3

Instrumentos da Política Macroeconômica ................................................................. 4

Reportagem ................................................................................................................ 5
Referências Bibliográficas .......................................................................................... 6

Introdução à Macroeconomia

A macroeconomia é um ramo da economia que observa, mede e tira conclusões em larga escala sobre fenômenos econômicos. Esse estudo é feito olhando para os itens que alteram a situação econômica de uma cidade, estado, região ou país. A partir daí, ocorre a análise e interpretação do seu desempenho.

A macroeconomia é dividida em:

  • Bens e Serviços – Indica o preço dos produtos e a produção nacional
  • Mercado de Trabalho – Mede quantas pessoas estão dentro ou fora do mercado de trabalho e quanto tempo estão levando para ingressar nele.
  • Monetário - Analisa a inflação do país
  • Títulos – Observa quem lucra ou obtém prejuízo através de investimentos
  • Divisas – Analisa o volume e valores relacionados a importações e exportações

Sua finalidade é compreender quais elementos são responsáveis por alterar a realidade econômica do país, a frequência que estão fazendo isso e como isso impacta no desenvolvimento nacional.

Dessa forma é possível controlar as variáveis, estabelecendo políticas para barrarem ameaças iminentes.

Metas e Objetivos Macroeconômicos

São entendidos como metas ou objetivos macroeconômicos o Alto Nível de Emprego, Estabilidade dos Preços, Crescimento Econômico e Distribuição de Renda.

  • Alto Nível de Emprego – Para que o alto nível de emprego de um país prevaleça, é necessário que o governo promova estratégias para que os trabalhadores consigam encontrar uma oportunidade de atuar no mercado de trabalho de forma rápida. Dessa forma há o controle sobre outros fatores econômicos. Em uma situação de alto nível de desemprego, por exemplo, a sociedade perde poder aquisitivo e dessa maneira passa a consumir menos, acarretando em um menor faturamento das empresas e assim promovendo um queda do PIB.
  • Estabilidade dos Preços – É extremamente importante a relação entre salário e inflação. Em um cenário onde o preço dos produtos aumenta cada vez mais e o salário deixe de aumentar em proporções iguais ou próximas, a população perde o poder de compra e isso impacta diretamente na queda do PIB.
  • Crescimento Econômico – É quando há o estímulo no aumento da atividade produtiva e consequentemente na capacidade de gerar riquezas. O crescimento econômico de um país é medido através do crescimento do PIB e da renda per capita. Para isso, é essencial que haja recursos suficientes para quantidade de mão de obra disponível. Uma vez que haja a limitação na produção, as políticas adotadas devem promover o aumento na capacidade produtiva.
  • Distribuição de Renda – A renda deve ser distribuída de maneira equitativa. Isso quer dizer que deve ser realizada uma distribuição socialmente justa entre trabalhadores mais qualificados e os menos qualificados.

Instrumentos da Política Macroeconômica

Uma política macroeconômica é um compilado de ações e decisões tomadas por um governo para garantir que ele cumprirá as metas e objetivos traçados para o desenvolvimento econômico do país. A partir disso, são utilizadas ferramentas como:

  • Política Fiscal – Política que visa exercer o controle e administração das contas públicas através da política tributária e dos gastos públicos. O governo pode promover uma política fiscal de duas formas, restritiva e expansionista. A restritiva ocorre através da redução de gastos por parte do governo e aumento nos impostos, isso provoca uma retração dos investimentos por parte das empresas no país. Já a expansionista ocorre através da redução dos impostos e aumento dos gastos públicos, isso promove mais atividades comerciais no país.

  • Política Monetária – Consiste na disponibilidade de moedas e títulos públicos a serem comercializados, incluindo a política de juros, como a taxa Selic. O governo dispõe de ferramentas para administrar a política monetária, como controle da emissão de moeda e títulos públicos, regulamentação dos redescontos, regulamentação do mercado financeiro, regulamentação do depósito consultório e controle de crédito e das taxas de juros.
  • Política Cambial – Consiste no controle da taxa de câmbio na nossa moeda. Por meio da política cambial, o governo atua sobre as taxas de câmbio para troca de moedas, sobre o regime cambial do país e sobre as regulamentações do mercado de câmbio.
  • Política Comercial – Consiste nas medidas de facilitação ou não das importações e exportações. Dentre essas medidas, podemos mencionar as barreiras tarifárias (aumento ou redução de tributos) e as barreiras não tarifárias, como as barreiras técnicas, os subsídios, as cotas etc.
  • Política de Rendas – Consiste no controle de preços e salários. Os instrumentos são utilizados, geralmente, para a formação de renda, como intervenções nos salários, aluguéis e controle de preços.

Reportagem

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/abril/banco-mundial-destaca-politica-comercial-brasileira-no-combate-a-covid-19

Nesta postagem, o governo fez o uso correto do instrumento de política comercial. Reduziu a zero os impostos sobre produtos médicos e hospitalares. O intuito da ação é claramente minimizar o impacto da covid-19 que influencia diretamente em todos os objetivos e metas macroeconômicas uma vez que ele contribui para o aumento do índice de desemprego, reduz a produção e dessa foram alavanca os preços e também reduz a atividade econômica e a demanda por mão de obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com