Atividade de auto desenvolvimento ava
Por: grazona • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Introdução
A atividade de autodesenvolvimento, abordará temas, como: globalização, outsourcing (terceirização) e as empresas brasileiras que utilizam esse método.
O objetivo é esclarecer, de forma bem clara e objetiva, os conceitos de: globalização e outsourcing; e porquê as empresas estão buscando cada vez mais o “outsourcing”.
Está organizado em quatro laudas de desenvolvimento, e a metodologia utilizada foi via internet.
Definição de globalização
Globalização: é um fenômeno social que estabelece a integração entre os países e as pessoas do mundo.
Teve início durante as grandes navegações, quando ocorreu o aumento do comércio entre as diferentes nações, e teve seu ápice no século XX com a expansão dos mercados financeiros e das transnacionais.
Na economia foi o processo de expansão do mercado, onde ocorreu a derrubada das fronteiras nacionais, e deu continuidade à internacionalização do capital por meio do desenvolvimento das multinacionais;
No que se refere a cultura foi a inserção e a mistura de uma gama de costumes, valores e culturas;
O principal marco no campo político foi a democracia e a liberdade de expressão.
Definição de outsourcing
É o processo no qual a empresa contrata outra corporação para desenvolver com eficiência e eficácia parte do negócio da empresa principal. A área de TI é a mais terceirizada da atualidade. Algumas das empresas que têm se valido disso, são: A Nestlé, a Petrobrás e a Vale.
Vantagens: Crescimento do negócio, maior eficiência e qualidade em seu trabalho, concentração nos pontos fortes, mais clientes;
Desvantagens: Aumento nos gastos, possível perda de controle, comunicação, cumprimento de prazos.
Uma pesquisa retrata que a terceirização não serve só de apoio em serviços como: segurança, conservação e limpeza. Uma boa parcela das empresas industriais que contratam terceirizados recorre a etapas diretamente ligadas à estratégia produtiva. Dos quatro principais serviços terceirizados, três cumprem essa finalidade: montagem e manutenção de equipamentos industriais (56,2%) logística e transportes (54,7%) e serviços de consultoria técnica (47,3%). E, mais, 75% das
indústrias terceirizam observam se a contratada cumpre com os encargos e obrigações trabalhistas e 84% pretendem manter ou ampliar a contratação desses serviços nos próximos anos.
Estudo de caso
A empresa FIAT tem grande influência aqui no Brasil, e foi um dos primeiros grupos a fabricar e vender equipamentos automotivos. Com uma presença importante em âmbito mundial, a FIAT fabrica e vende veículos dos mais diversos tipos, desde carros e motos até navios e equipamentos espaciais. A FIAT possui fábricas pelos quatro cantos do planeta, nas mais diversas áreas do ramo automobilístico. Se somar todas elas, ela possui 180.000 funcionários.
Uma das metas para o grupo é tornar a fábrica mais ágil e flexível, assim, aumentando os seus lucros com maior eficácia. Dessa forma, a disseminação dos dados sua rede global era algo de extrema importância. Para continuar competindo no mercado, o grupo precisaria implantar um sistema de TI e comunicação para proporcionar maior eficiência, flexibilidade e um feedback mais ágil. Além disso, o TI é de extrema importância para o bom funcionamento das modernas fábricas da FIAT, sendo essencial possuir uma ampla e confiável rede.
“A BT foi a empresa de outsourcing escolhida, que permitiu às empresas da FIAT manter o principal foco de seus negócios, obtendo ganhos, normalmente, sem se preocupar com o ambiente de TI. ”
A BT afirmou em apenas um contrato serviços que eram prestados por mais de uma centena de empresas de comunicação nos quatro cantos do planeta. Gilberto Ceresa relata “com a BT, temos todas as vantagens de uma solução global oferecida por um único fornecedor, o que evita a complexidade e os custos decorrentes do relacionamento com múltiplos provedores de serviços”.
Apelidada de FUN (FIAT UNIFIED NETWORK), a rede interliga 500 instalações da FIAT ao redor do planeta. Incluindo países emergentes, como: China, Brasil, Índia, Rússia e Polônia. A FIAT transferiu parte de suas operações de fabricação para a Austrália e para outros países onde seus produtos sejam aceitos. A FUN, no nosso país, conecta a fábrica de Belo Horizonte, que possui a maior capacidade de produção do planeta.
A BT fornece à FIAT a rede WAN e vários serviços de telefonia – diretamente ou por intermédio de outras empresas de telecomunicação – serviços de Internet, e suporte
de redes locais. A BT, é o único meio de contato para o gerenciamento de redes, o que proporciona agilidade na implementação de serviços de qualidade mundial.
A BT possui várias responsabilidades como a inserção de projetos de transformação de serviços. Incluindo a migração para telefonia IP, instalação de áudio, videoconferência; assistência remota, permitindo flexibilidade de trabalho, e serviços de telemarketing (call center) para incrementar o atendimento ao cliente.
A empresa de veículos decidiu hospedar em um Datacenter da BT o seu serviço internacional de atendimento ao cliente. O Contact Center da FIAT – utiliza 470 workstations e 480 linhas, contém diversos tipos
...