Atps Contabilidade
Por: lunacaa • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Princípios fundamentais da Contabilidade
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade(PFC) representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade. Eram sete de acordo com a resolução CFC Nº 750/93, de 29 de dezembro de 1993. São chamados de Princípios Contábeis, de acordo com a resolução CFC Nº 1282/10, de 28 de maio de 2010. Atualmente são seis (o princípio da correção monetária foi revogado). São estes:
1.Entidade: o patrimônio da empresa não pode nunca se confundir com o de seus sócios. Deve se distinguir pessoa física (sócios) e pessoa jurídica (empresa). O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.
2.Continuidade: significa que a Contabilidade faz a avaliação do patrimônio, e o registro das mudanças, levando-se em conta que a entidade irá operar por longo tempo, irá continuar. A continuidade fara o confronto entre as receitas e as despesas para apuração do lucro;
3.Oportunidade: é o registro das variações patrimoniais;
4. Registro pelo valor original (custo histórico): os componentes do patrimônio devem ser registrados, pelos valores originais na aquisição do bem de acordo com a moeda do pais;
5.Competência: é o registro de todas as despesas e receitas, incluídas na apuração do período;
6. Prudência: é a a adoção do menor valor para bens ou direitos(ativo) e do maior valor para obrigações(passivo), pressupõe a precaução em condições de incerteza; para que ativos e receitas não sejam superestimados e passivos e despesas, subestimados. "Nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos".
O CPC (Comitê de Pronunciamento Contábeis) considera dois pressupostos básicos: o Regime de Competência e a Continuidade.
Pressupostos básicos:
Regime de Competência: é o regime do caixa; ou seja, as transações devem ser registradas quando ocorrem e não quando são recebidas ou pagas. Sendo assim as demonstrações contábeis informam sobre pagamentos e recebimentos passados e sobre obrigações de pagamentos futuros, ajudando na tomada de decisões econômicas.
Continuidade: ao se preparar as demonstrações contábeis para determinada entidade, parte-se do pressuposto de que a empresa continuará em funcionamento das suas atividades
Características qualitativas das demonstrações contábeis
Compreensibilidade: as informações devem ser de fácil entendimento pelos usuários.
Relevância: informações relevantes a tomada de decisões econômicas futuras, com base nas avaliações anteriores.
Confiabilidade: a informação deve estar livre de erros, e representar o que se propõe.
Representação com Propriedade: deverá representar os eventos decorrentes e negociações para ser considerada confiável.
Primazia da essência sobre a forma: é necessário contabilizar as transações e eventos de acordo com a sua essência e sua realidade econômica, e não somente legal, pois nem sempre é consistente legalmente as transações.
Neutralidade: as informações devem ser imparciais.
Prudência: precaução para que ativos e receitas não sejam superestimados.
Integridade: as informações devem ser completas para serem confiáveis.
Comparabilidade: é importante ter informações de períodos anteriores para se comparar.
...