Atps Gereciamento Estrategico Custos
Por: arthurfdo • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 256 Visualizações
ANH PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade. Ponto de equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa deve atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro nesse ponto. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio. A conseqüência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significará perdas, representando inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.
INTERVALO SIGNIFICATIVO
O Intervalo significativo delimita especificamente a área de real validade da relação gasto – renda – volume, demonstrada na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.
VENDA DE MAIS DE UM PRODUTO
A análise do Ponto de Equilíbrio requer cálculos adicionais quando mais de um produto é fabricado e vendido. Os diferentes preços de vendas dos produtos, seus gastos variáveis, resultam em margens de contribuição diferentes. Consequentemente, o ponto de equilíbrio muda dependendo da proporção dos produtos vendidos, o que chamamos de mix de vendas.
PONTO DE EQUILÍBRIO DE CAIXA
A empresa deverá ter um mínimo de caixa disponível, pois se não forem atingidos os valores necessários, ela poderá determinar o volume de vendas necessário para cobrir todos os gastos de caixa durante o período.
EXAMINANDO OS EFEITOS DA ALAVANCAGEM OPERACIONAL
Alavancagem Operacional é relacionada aos gastos fixos da empresa; gastos esses que podem atribuir risco para a empresa. A alavancagem operacional mensura este risco operacional. Uma alavancagem operacional elevada determinará algumas alterações a serem impactadas no lucro, em virtude de uma mudança.
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
O Custeio por Atividade (ABC) é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa. Entende-se como Sistema ABC um complemento dos sistemas tradicionais de custos. A sua adoção não implica na substituição dos sistemas de custos (custeio por absorção ou custeio variável), atualmente em uso na maioria das empresas, ele apenas a complementa.
CENTRO DE INTERESSE E OBJETIVOS
O interesse do sistema ABC concentra-se no estudo dos gastos indiretos (custos e despesas), uma vez que os custos primários, a mão-de-obra, o material direto e outros custos diretos, diretamente atribuíveis aos bens e serviços produzidos, não apresentam problemas de custeio que não possam ser satisfatoriamente contornados pelos sistemas de custos convencionais. Os sistemas tradicionais de custeio partem conceito de que os bens e serviços produzidos pelas empresas consomem recursos e acabam gerando custos. Por isso os gastos indiretos acumulados nos departamentos de produção são rateados entre bens e serviços, atendendo o sistema do custeio por absorção.
AS FASES DO SISTEMA
Primeiramente, os gastos correspondentes aos recursos consumidos são atribuídos ás atividades principais, denominadas atividades significativas, essa operação é chamada “custeio de atividade”.
Posteriormente, o chamado custeio de “objetos”, é detalhado e apontado pelo custo das atividades apurados na primeira fase, e são atribuídos aos produtos, serviços, clientes ou qualquer outro colaborador que pretenda custear.
CUSTO META – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO E DE LUCRO.
O custo meta é uma das principais ferramentas de gestão de custo para apoiar a competitividade do ambiente como um todo.
Ele é obtido através da subtração de um preço estimado sobre a margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo total que viabilize o preço e o lucro pré-determinados. Este processo de Custo-Meta inicia-se com uma estimativa, realizada pelo departamento de marketing, anunciando o preço de um novo produto com características e funcionalidades específicas, e este deverá ter para ser vendido e atingir uma posição satisfatória no mercado.
OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DO CUSTO-META
O custo meta tem como objetivo reduzir os custos totais mantendo a qualidade, e também, hoje em dia, empresas adotam o custo-meta para o planejamento de lucros. Custo-meta é uma técnica voltada para o mercado, enquanto o custo-padrão é voltado principalmente para a produção e para a tecnologia.
O GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Definimos como ciclo de vida, o período que abrange a ideia, a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a venda de um determinado produto. É feito um custeio durante o ciclo de vida de cada produto, para que este valor seja incluído no preço do produto, visando não obter prejuízo. O ciclo de vida também considera os ganhos gerados pelas vendas a partir do momento em que produto é inserido no mercado, até a data em que suas vendas são finalizadas.
APLICAÇÃO
A principal aplicação do custeio do ciclo de vida de um produto tem como objetivo conseguir compensações entre o custo do investimento original e os custos de operações e manutenção desse produto durante a sua vida útil.
A IMPORTÂNCIA DO SEU GERENCIAMENTO
A adoção do gerenciamento do custo do ciclo de vida pode dar as empresa vantagens competitivas ao programar a satisfação de seus clientes. Quando um produto atende a esses requisitos e pode ter não só um baixo custo de produção, mas, também baixo custo de operação, manutenção e de descarte, pode sobrepor-se a concorrência no mercado.
DADOS DA EMPRESA FICTÍCIA LTDA.
Balanço Patrimonial Empresa Fictícia Ltda.
Balanço Patrimonial Empresa Fictícia Ltda.
Ativo
...