Atps contabilidade
Por: cassiorv • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Após os cálculos anteriores, analisar, associar e descrever as possíveis causas das variações:
- Nas vendas?
VENDAS LIQUIDAS VARIAM POR DOIS FATORES
“QUANTIDADE VENDIDA X PRECO UNITARIO”
No caso em questão a receita liquida de vendas teve crescimento de 10,15% em relação a 2007, podemos afirmar que esse aumento foi devido as vendas no mercado externo, que contribuiu significativamente com 32% de aumento de vendas.
- Nos custos dos produtos vendidos?
O CPV, VARIA EM FUNÇÃO DE
“QUANTIDADES VENDIDAS X CUSTO UNITÁRIO DE AQUISIÇÃO”
O que refletiu no lucro bruto sobre as vendas, se o CMV estivesse variado na mesma proporção das vendas liquidas, o lucro seria bem maior. Esse aumento do CMV pode ter sido causado pelo aumento no preço de venda de um produto numa proporção menor que o custo de aquisição por unidade, do mesmo produto. Ex. se o preço de venda de um produto sofre aumento de 20%, porem seu custo de aquisição aumenta 25%, isso irá ocasionar um grande impacto no lucro bruto.
- Na margem bruta?
Para calcular a margem bruta necessitamos da seguinte formula:
MB= LB/RL*100 *LB= lucro Bruto/*RL= Receita Liquida
MB 2007=43,05
MB 2008= 40,16
Essa queda pode ter sido decorrente da conjuntura cambial e da instabilidade de preços de algumas matérias primas, bem como pode ter sido decorrente do impacto da crise mundial no quarto trimestre de 2008.
- Nas despesas operacionais?
Se verificarmos a analise vertical, as despesas operacionais aumentaram em 1,14%, resultado que a primeira vista não causa muito impacto.
Porem se verificarmos na análise horizontal que é bem mais apurada ocorre um aumento de 15,64%. Percebe-se que as despesas operacionais cresceram bem acima da variação do Lucro Bruto e isso ocasionou um forte impacto antes dos resultados financeiro.
- Nas contas patrimoniais?
A análise vertical, mostra que houve uma redução no total do ativo circulante de 2007 para 2008 em 5,31%, no entanto a horizontal demonstra que houve um aumento de 12,71%. As duas analise demonstram uma situação confortável para empresa, pois se comparadas ao passivo circulante, verifica-se que a mesma tem condições de suportar suas obrigações de curto prazo. O ativo não circulante também demonstra uma situação confortável, uma vez que supera as obrigações de longo prazo.
No geral, pode se afirmar que as contas que tiveram aumento significativo de um ano para o outro. As contas são:
Ativo circulante
Ativo não circulante
Passivo circulante,
Passicvo não circulante
PL.
...