Atps contabilidade
Por: Franki Costa • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Introdução
Para poder entender o que é uma sociedade anônima é preciso estudar sobre suas características, sua forma de ser conduzida, seus conceitos, como é administrada, qual lei ela é regida entre outras.
Sociedade Anônima
É uma sociedade de natureza empresarial, regida pela Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1.976, seu capital social é dividido por ações, a responsabilidade de cada sócio é limitada pelo preço pago ou por ações subscritas, seus sócios são chamados de acionistas, podendo haver dois ou mais acionista, onde seu objetivo é acumular capitais, devido a isso não se importa com a qualidade do sócio, o acionista poderá participar no controle da sociedade dependendo da sua quantidade de ações.
Sua constituição tem alguns pré-requisitos, que são subscrição onde só poderá ter duas ou mais pessoas escritas no seu estatuto; realização é preciso dar uma entrada de 10% em dinheiro no mínimo sobre o valor das ações; depósitos deverão ser feito em um estabelecimento autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, sobre a parte do capital que foi realizado em dinheiro.
Podem ser divida em dois tipos: capital aberta que pode ser negociada na bolsa de valores, obtém recursos através do público interessado e deve também ser registrada na Comissão de Valores Mobiliários e capital fechada que não precisa emitir valor mobiliário e utiliza dos recursos dos próprios acionistas.
É dirigida por um estatuto social, que tem de ser aprovado pela assembleia da fundação da sociedade e deve ser registrado na Junta Comercial, criando uma pessoa jurídica e é regida pelas leis e pelo uso do comércio.
Suas obrigatoriedades são: reunião entre os acionistas onde terão de sobre os assuntos relacionados à empresa, ata que é o resumo da discussão dos assuntos sobre a sociedade e a convocação que é feita através de anuncio pelo jornal, é preciso que seja publicado no diário oficial suas demonstrações financeiras.
Conclusão
As sociedades anônimas funcionam através da divisão das ações adquiridas e os acionistas que são os responsáveis pela gerencia da sociedade e são disponibilizadas na bolsa de valores para negociação de sua compra, visa o lucro e não as qualidades de seus acionistas
...