Atps contabilidade avançada
Por: leidianeCT • 17/6/2015 • Resenha • 3.414 Palavras (14 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
Extensão: Rondonópolis
Docente: Grazieli
Discente: Leidiane da Cruz Tavares 4415843749
Rayane Ribeiro 6481303625
Ana Paula Pereira Sampaio 6628378289
Danila Borges 4256820860
Disciplina: Contabilidade internacional
Curso: Ciências contábeis 7 semestre
Turno: noturno.
Rondonópolis - MT
Introdução
Venho por meio deste trabalho, documentar que as demonstrações financeiras são preparadas e apresentadas para usuários por diversas entidades ao redor do mundo.
A quem damos o nome de estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações financeiras, Abordaremos os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão.
Citaremos também que apesar de parecerem similares as diferenças decorrentes de uma variedade de fatores sociais, econômicos e legais, essas diferenças levaram a utilização de uma variedade de definições para os componentes das demonstrações financeiras tais como: ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas.
Esperamos que este trabalho seja de grande proveito intelectual, já que buscaremos trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.
DESEMVOLVIMENTO
Apesar de parecer similares em todos os países as demonstrações financeiras apresentam diferenças decorrentes de uma variedade de fatores sociais, econômicos, e legais.
Essas diferenças levaram á utilização de uma variedade de definições para os componentes das demonstrações financeiras com, por exemplo: ativos, passivos, patrimônio liquido, receitas e despesas.
As demonstrações financeiras são mais comumente preparadas seguindo o modelo contábil baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal
Finalidade:
A estrutura conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações financeiras destinadas a usuários externos. É importante ressaltar que a estrutura conceitual não definiu normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de reconhecimento, mensuração ou divulgação. Consequentemente a estrutura conceitual não é superior ás normas internacionais especificas (IAS ou IFRS).
A estrutura conceitual será revisada de tempos em tempos com base na experiência decorrente de sua utilização. Gerar
- Escopo:
A estrutura conceitual trata das demonstrações financeiras para fins gerais. Estão fora do alcance da estrutura conceitual informações fincarias elaborada para fins especiais.
O conjunto completo de demonstrações financeiras inclui normalmente o balanço patrimonial, a demonstração das mutações na posição financeira, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações financeiras.
A IAS1, que trata da preparação e divulgação de demonstrações financeiras, foi alterada em 2007, passando a vigorar para os períodos iniciados em ou apos um º de janeiro de 2009. A IAS1 revisada determina que o balanço passas a ser demonstração da posição financeira.
Esta estrutura conceitual se aplica tanto no setor privado quanto no publico.
- Usuários e suas necessidades de informação:
Os usuários usam as demonstrações financeiras para satisfazer algumas das suas diversas necessidade de informação. Como por exemplo, (a)auxiliar na analise do risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz, no caso dos investidores (b) informações sobre continuidade da operacional da entidade, no caso de cliente; destinação de recursos, no caso do governo e agenciasse (d) informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes no caso do publico geral.
- O objetivo das demonstrações financeiras:
Objetivo das demonstrações financeiras é oferecer informações sobre a posição financeiras, o desempenho e a s mudanças na posição fieira das entidades, dando suporte a avaliações e tomada da decisão econômica.
- Posição financeira, desempenho e mutações na posição financeira:
As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários das demonstrações financeiras requerem uma avaliação da capacidade que a entidade tem para gerar caixa e equivalentes de caixa, e da época e grau de certeza dessa geração. Os usuários pedirão melhorar avaliar essa capacidade de gerar caixa e equivalentes que focalizam a posição financeira
Desempenho e as mutações na posição financeira da entidade.
- Notas explicativas e demonstrações suplementares
As demonstrações financeiras também englobam notas explicativas, quadros suplementares e outras informações que, por exemplo, podem conter informações adicionais que sejam relevante ás necessidades dos usuários sobre itens constantes na demonstração da posição financeira.
- Pressupostos Básicos
- Regime de competência: Segundo este regime os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações financeiras dos períodos a que se referem.
...