Atps de análise de investimentos
Por: ronissonmarillia • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.742 Palavras (11 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Análise de Investimentos
Profº. EaD: Alan Dourado
Tutor a Distância:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Dayanne Duarte de Lima Silva - RA 6751358629
Deborah Evellyn Oliveira Teles de Carvalho - RA 6950489661
Rildo Silva de Oliveira - RA 6787416869
Ronisson Barros Santos - RA 9978021676
Abril de 2015
Valparaíso de Goiás – GO
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................03
- ELABORAÇÃO DE PROJEJO INVESTIMENTO.........................................04
- INFORMAÇÕES SOBRE O FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PARA ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA................................................06
- TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.........................................07
- A INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANALISE DE INVESTIMENTO............09
- IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS............................................................................................10
- CONCLUSÃO....................................................................................................11
- BIBLIOGRAFIA................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Foi realizado no município de Valparaíso de Goiás um projeto de investimentos, em um negócio, no qual será avaliada a viabilidade econômica por meios de critérios baseados na TIR (Taxa Interna de Retorno), no VPL (Valor Presente Líquido) e no Payback (Período de Retorno), para apontar os aspectos favoráveis, os aspectos que por ventura precisam de melhoria e em fim, as sugestões de aperfeiçoamento das práticas adotadas nesse projeto.
Elaborado um plano de negócios seguindo criterioso planejamento para um investimento seguro, sólido e indispensavelmente rentável; com vistas à expansão dos negócios futuros.
ELABORAÇÃO DE PROJETO INVESTIMENTO
Através dos textos referidos como fonte de consulta, podemos analisar algumas situações que podem favorecera abertura do negócio num investimento rentável.
A partir da ideia inicial de uma empresa, o futuro empresário deve iniciar seu projeto através de uma pesquisa de campo para que com um levantamento detalhado do ramo da atividade a ser exercida, do local adequado para instalação da empresa, de seu público alvo, dos produtos e ou serviços a serem prestados pela empresa, da aquisição, do transporte, e da logística das mercadorias a serem comercializadas, dos profissionais envolvidos no comércio, fabricação ou prestação de serviços da empresa, do imóvel, do capital social, e das despesas de abertura da empresa; o futuro empresário terá dados suficientes para dar continuidade ao projeto.
Deve-se estar atento à abertura do negócio quanto aos passos e detalhes técnicos desse processo como o contrato social, o regime tributário e o imóvel.
Esses processos legais para abertura da empresa requer atenção especial de um profissional qualificado; um contador e no caso de uma empresa de grande porte com a qualificação de sociedade anônima; deve-se constituir um advogado para assinar os documentos relativos ao estatuto da empresa que deverá ser registrado em cartório, e ainda, no caso, de locação de imóvel, um corretor de imóveis; é claro, todos devidamente registrados em seus devidos órgãos responsáveis.
Registros devem ser feitos na prefeitura ou na administração regional, conforme for o caso; na cidade onde vai funcionar a empresa, na Receita Federal e na Previdência Social, independentemente da quantidade de funcionários, mesmo que seja somente o proprietário.
Outros órgãos devem ser acionados para a efetivação do registro conforme o tipo de atividade a ser desenvolvida. Por exemplo: uma drogaria ou farmácia deverá ter um profissional farmacêutico devidamente registrado no órgão competente, e deverá estar presente durante todo o expediente da empresa; ter registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no Ministério da Saúde, além dos órgãos habituais em questão. Para abrir uma empresa de segurança privada, deve-se registrar no Exército Brasileiro, por este ser o órgão responsável por armas e munições em todo território nacional; além desse registro, deve-se fazer o registro na Polícia Federal, pois ela é órgão responsável pela licença dos profissionais que utilizarão armas de fogo; ainda existe a exigência a esses profissionais que tenham o curso técnico em escola especializada em segurança; e ainda os registros de praxe. Para a abertura de uma empresa de troca de óleo automotivo, deve registrar-se na ANP (Agência Nacional de Petróleo), no Ministério do Meio Ambiente e no Ministério das Minas e Energia, além dos órgãos de praxe.
Para se conseguir o alvará de funcionamento da prefeitura ou da administração regional, o local de funcionamento da empresa deverá passar por uma inspeção do Corpo de Bombeiros para certificação de segurança da unidade física da empresa.
É notório que para toda abertura de empresas, esses órgãos cobram pelas despesas, como taxas e emolumentos, além das despesas com os profissionais envolvidos, como o contador, advogado ou corretor de imóveis, conforme o caso.
Após criteriosa análise, a equipe decidiu pela abertura da empresa Express Cell Delivery na cidade de Valparaíso de Goiás. Empresa de venda de acessórios de telefones celulares e conserto de aparelhos celulares. A empresa contará com um diferencial inédito na cidade: busca e entrega a domicilio com custo equivalente aos concorrentes que não oferecem esse tipo de serviço, e terá o compromisso de conserto em quarenta e oito horas após o serviço contratado.
Será assegurado ao cliente a eficiência, a garantia dos serviços e o tempo máximo na prestação dos mesmos. A empresa terá sede no centro da cidade Valparaíso de Goiás, onde o fluxo de pessoas transeuntes a pé e motorizada é muito intenso, devido ter um centro comercial e bancário movimentado e por abrigar órgãos públicos que atendem muitos usuários diariamente.
Estrategicamente estará próximo a três lojas de venda de aparelhos celulares de empresas de telefonia diferentes, mas que não fornecem nenhum tipo de serviço de conserto de aparelhos e que vendem acessórios de marcas renomadas, mas, contudo, de valores altíssimos à clientela local.
...