Atps de contabilidade
Por: Valeria Gonçalves • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 274 Visualizações
CAPITULO 1 - A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e durante um longo período foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram aperfeiçoando-se e especializando-se, sendo algumas aplicadas até hoje.
O homem enriquecia e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens que já não era possível memorizar foi quando se viu a necessidade de registrar para que pudesse obter a realidade da sua riqueza, de qual era o custo do produto de venda e qual seria o lucro.
Não devemos esquecer que não havia papel era tudo registrado como figuras, com surgimento do papel e a pena de escrever ficou mais fácil registrar as informações. Aí se inicia a história da contabilidade que segundo historiadores e estudiosos se divide em quatro períodos, segundo o portal da contabilidade: (www.portaldacontabilidade. com.br/temas/revistas)
“CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria de Leonardo Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.”
A contabilidade evoluiu de um período para outro, com alguns fatos que deram início às mudanças no mundo contábil como os modelos contábeis, a tendência e influência. Onde cada país tem o seu próprio, mas na opinião de muitas pessoas seria uma vantagem se houvesse uma linguagem universal para a contabilidade, que hoje tem muita dificuldade nas informações que relata as mesmas transações e eventos.
Com a globalização é necessário se identificar às normas e práticas contábeis em diversos países, o objetivo é constatar os modelos contábeis para que a informação contábil seja útil para tomadas de decisões, isso para qualquer tipo de empresa.São eles Modelos Britânico-Americano, Continental, Sul-Americano, Economia Combinado e Emergentes, temos também a contabilidade em Países Comunistas e no Mercosul.
Modelo Britânico-Americano - A contabilidade é destinada, mas decisões de investidores e credores.
Modelo Continental – A maioria da Europa continental e Japão a contabilidade é destinada à satisfação do governo de acordo com o calculo do imposto de renda.
Modelo Sul-Americano – Sua contabilidade tem base na tributação para fins financeiros.
Modelo de Economia Combinado - visando às empresas para o mercado e tentar se igualar ao modelo britânico-americano com informações destinadas para os investidores e outros.
Modelo Emergente – proíbe juros sobre dinheiro;
Contabilidade em Países Comunistas – Contabilidade destinada ao governo;
Nos países do Mercosul somente no Brasil e Argentina são obrigatórios os registros profissionais conforme sua legislação, já no Paraguai e Uruguai não são obrigatórios e sua contabilidade tem uma flexibilidade para a contabilidade financeira, que se pode concluir é que para atingir um sistema contábil homogêneo, ainda, levará muito tempo.
Não esquecendo das Sociedades Anônimas que teve alteração da lei 6.404/76 pela 11.638/07 através da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com o propósito de adaptar–se a modernidade e uniformizar-se com a lei societária em vigor, uma delas as mudanças sociais e o avanço do mercado, tem a finalidade de reforçar as normas contábeis e da auditoria internacionalmente aprovados.
Indícios da Contabilidade Na Antiguidade
Segundo Sá (1997, p. 19) “o nascimento da Contabilidade é o da inscrição de elementos da riqueza patrimonial, passando, aos poucos, a registros de melhor qualidade”.
Por isso podemos dizer que começaram desde do tempo em que se gravava o gado em figuras, depois em tábuas, como na Bíblia em (Genesis41.49), com muitos bens acumulados perdia-se o controle do que se tinha, em (Jó cap1 verso3) onde perdeu tudo e a recuperação dos bens, e um novo inventário fora apresentado, entre os babilônios e egípcios com pagamento de salários e impostos e as transações comerciais (livro de Jó).
Enfim, definimos que a contabilidade é muita mais antiga do que se pensa e que desde da antiguidade ela já vinha crescendo.
A Evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas Dobradas
A contabilidade evolui ao longo dos anos e contou com fatos importantes, conforme cita Silva (2007, pag 06).
“O conjunto de esforços e aprimoramento fez a ciência contábil evoluir na época clássica de .logos. (lógica e ciência), conforme (Apud. Masi 1971), sendo depois considerada uma .rationandi scientia (ciência racional) no estudo de suas contas, nas aplicações de orientação aos empreendimentos de capital público e privado; no auxilio governamental e privado nas trapezas de acordo com D.áuria (1959) - tal como eram chamados os bancos na Grécia antiga - e nas famílias que também escrituravam e praticavam os registros contábeis.”
Um dos fatos que também contribuiu para essa evolução fora as “partidas dobradas” obra do Frei Luca Paciolli em 1494, considerando o método por muitos o mais completo e é utilizado pelos profissionais e estudiosos da área .
As partidas dobradas destacaram a teoria contábil do débito e do crédito, acrescentando que o primeiro de vir o devedor e depois o credor, método usado até hoje, que foi se adaptando de acordo com as necessidades das informações.
CAPITULO 2 - Objetivos da Contabilidade
A contabilidade que controla o patrimônio das empresas tem a finalidade de fornecer informações adequadas para as tomadas de decisões, já que no Brasil essas informações são destinadas ao Fisco, ao contrário dos Estados Unidos que é destinada aos pequenos e médios investidores.
...