Atps de contabilidade
Por: GABI2403 • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
controle de produção e estoque, tomando a sua transferencia ao fisco mensal obrigatória. Empresas contribuintes do ICMS e IPI.
SPED funciona é de total responsabilidade da empresa a geração deste arquivo da empresa prestada serviço, ele deve ser gerado mensal, e deve extrair total informação ao programa PVA , este PVA ele é fornecido através do programa SPED através do SITE DA RECEITA FEDERAL .
Quando validado pelo PROGRAMA PVA, a legislação OBRIGA após o uso do programa que este arquivo gerado seja assinado e digitado e transmitido via internet , para o SPED da receita federal.
2.2 - Passo 2: Conceitos aprendidos nos vídeo indicados bem como os exemplos apresentados (Equipe).
A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras, pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.
A escrituração contábil é a mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outras são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa. Todas as empresas, independentemente do seu porte ou tipo societário, são obrigadas a efetuar escrituração contábil. Cabe destacar ainda que o regime tributário que a empresa venha a utilizar também não pode interferir quanto ao assunto escrituração contábil, pois quem tem autoridade para emanar sobre este tema é tão somente o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), para o qual os profissionais de contabilidade são obrigados a prestar contas. A escrituração contábil digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem
...