Auditoria de contabilidade
Abstract: Auditoria de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pryca • 27/2/2015 • Abstract • 343 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Auditoria: A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
Auditor externo: O principal objetivo é examinar as demonstrações contábeis e emitir sua opinião. Motivo de contrata um auditor externo: atender as exigências estatutárias; imposição de um fornecedor p/ financiar a compra de matéria - prima.
Auditor interno: verificar a necessidade de aprimorar as normas vigentes.
Diferença entre os dois: volume de testes
A auditoria atua sobre a riqueza patrimonial afim de reduzir a ineficiência, a negligência e a improbidade dos empregos e administradores.
AUDITOR INTERNO X EXTERNO OBJETIVOS INTERNO: Verificar se as normas internas estão sendo seguidas Verificar a necessidade de aprimorar as normas internas Efetuar a auditoria das diversas áreas Ms Karla Carioca EXTERNO Emitir uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis.
A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.
A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.
Fraude: Quando houve intenção
Erro: Inconsistência não intencional
Tipos de relatórios:
Relatório Sem ressalvas: Qdo o auditor conclui que, em todos os aspectos relevantes, as DFs estão de acordo com os princípios e normas contábeis.
Relatório Com Ressalvas: Qdo o auditor conclui que de maneira geral as Dfs estão de acordo com os princípios e normas com exceção de algum ponto específico.
Relatório Adverso: Qdo o auditor conclui que as Dfs possuem inconsistências relevantes, comprometendo de forma ampla a confiança nas informações geradas pelos demonstrativos contábeis.
Relatório com Abstenção de Opinião: Qdo o auditor não conseguiu ao longo dos trabalhos formar uma opinião embasada sobre as DFs analisadas.
...