BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO ESTOQUES
Por: shaiane123 • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL-ATIVO
ESTOQUES
Os estoques representam os ativos corpóreo de uma empresa, ou seja, as aplicações de recurso que a empresa mantém, geralmente, são mercadorias na quais se obtém para revenda. Essas aplicações podem também atribuídas para à distribuição, transformação ou uso da própria empresa.
As principais contas que formam o estoque são:
- Mercadorias para revenda: representam estoques de mercadorias de qualquer empresa inclusa na atividade comercial. Porém também pode representar estoques de prestações de serviços, desde que use peças para reparos;
- Produtos acabados: representam estoques de produtos cujo processo de fabricação foi concluído e se encontram em condições de vendas;
- Produtos em elaboração: são materiais que estão sendo industrializados em um processo que ainda não foi concluído;
- Matérias-primas: produtos utilizados no processo industrial;
- Almoxarifado: representa a conta de estoque de mercadorias e produtos que pertencem a uma empresa para uso próprio.
A forma de controle de estoque será realizada de duas maneiras. A primeira chamada de CONTROLE PERMANENTE, utiliza um controle constante das operações de entrada e saída de mercadorias. A segunda, raramente a empresa obtém dados do estoque para controle. Chamado então, de CONTROLE PERIÓDICO.
Para os dois controles, a empresa utiliza um mecanismo contábil chamado INVENTÁRIO DE ESTOQUES.
O inventário de estoque é um levantamento organizado dos itens de estoque, consistindo em afirmar a existência dos referidos itens e valores.
No controle de estoque periódico, a averiguação do estoque será chamada INVENTÁRIO PERIODICO.
Inventario periódico consiste no registro de todas as compras do período e após um intervalo de tempo, faz a contagem física do mesmo, atribui o valor do estoque final e então, apura-se o custo das mercadorias vendidas no período. Isso significa que, a empresa não saberá o custo das mercadorias quando acontecem as vendas nesse período, mas sim no final, pela diferença de estoque.
Na prática, de período em período, se faz o inventário físico para determinar o estoque final. Será obtido o custo da mercadoria vendida pela comparação do estoque inicial, mais compras, menos o estoque final.
Fórmula para empresa comercial:
CMV = EI + C - EF
Onde,
- CMV = CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA
- EI = ESTOQUE INICIAL
- C = COMPRAS DO PERÍODO
- EF = ESTOQUE FINAL
No controle de estoque pelo método permanente, a averiguação do estoque será realizada pelo INVENTÁRIO PERMANENTE.
Esse método consiste em um sistema permanente de registro de estoques, com controle contínuo de entradas e saídas de mercadorias e valores.
No inventário permanente, é necessário definir os critérios de ATRIBUIÇÃO DE CUSTOS. Esses critérios são valores definidos pela empresa, inicialmente, para que, no momento de reconhecer a baixa do estoque vindo de uma determinada venda , pode ter o respectivo custo do processo .
Os critérios mais utilizados são:
- Custo especifico: a atribuição do custo é especifica à mercadoria que está sendo vendida. Normalmente esse critério é utilizado quando se identifica exatamente o produto a ser vendido.
- Peps: ( primeiro a entrar, primeiro a sair): Nesse método, o controle é feito pelo acúmulo de entradas de mercadorias de um determinado período e no momento da venda, quando for dada a baixa no estoque, o critério para apurar o custo será a primeira mercadoria que entrou no estoque, para depois serem baixadas as demais.
- Ueps: (ultimo a entrar, primeiro a sair): Este método é inverso ao método anterior ( peps), ou seja, após o acumulo das entradas, quando a empresa for dar baixa no estoque, será considerada a ultima entrada de mercadoria, parar depois baixar as posteriores.
- Custo médio: representa a média de compras efetuadas durante o período e que servirá de custo para a baixa do estoque quando na venda de mercadoria. É um critério muito utilizado por eliminar em um espaço curto de tempo, possíveis distorções de preços em compras diferenciadas.
...