TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO ESTOQUES

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

                     BALANÇO PATRIMONIAL-ATIVO

                                     ESTOQUES

Os estoques representam os ativos corpóreo de uma empresa, ou seja, as aplicações de recurso que a empresa mantém, geralmente, são mercadorias na quais se obtém para revenda. Essas aplicações podem também atribuídas para à distribuição, transformação ou uso da própria empresa.

As principais contas que formam o estoque são:

  • Mercadorias para revenda: representam  estoques de mercadorias de qualquer empresa inclusa na atividade comercial. Porém também pode representar estoques de prestações de serviços, desde que use peças para reparos;
  • Produtos acabados: representam estoques de produtos cujo processo de fabricação foi concluído e se encontram em condições de vendas;
  • Produtos em elaboração: são materiais que estão sendo industrializados em um processo que ainda não foi concluído;
  • Matérias-primas: produtos utilizados no processo industrial;
  • Almoxarifado: representa a conta de estoque de mercadorias e produtos que pertencem a uma empresa para uso próprio.

A forma de controle de estoque será realizada de duas maneiras. A primeira chamada de  CONTROLE PERMANENTE, utiliza um controle constante das operações de entrada e saída de mercadorias. A segunda, raramente a empresa obtém dados do estoque para controle. Chamado então, de CONTROLE PERIÓDICO.

Para os dois controles, a empresa utiliza um mecanismo contábil chamado INVENTÁRIO DE ESTOQUES.

O inventário de estoque é um levantamento organizado dos itens de estoque, consistindo em afirmar a existência dos referidos itens e valores.

No controle de estoque periódico, a averiguação do estoque será chamada INVENTÁRIO PERIODICO.

Inventario periódico consiste no registro de todas as compras do período e após um intervalo de tempo, faz a contagem física do mesmo, atribui o valor do estoque final e então, apura-se o custo das mercadorias vendidas no período. Isso significa que, a empresa não saberá o custo das mercadorias quando acontecem as vendas nesse período, mas sim no final, pela diferença de estoque.

Na prática, de período em período, se faz o inventário físico para determinar o estoque final. Será obtido o custo da mercadoria vendida pela comparação do estoque inicial, mais compras, menos o estoque final.

Fórmula para empresa comercial:

CMV = EI + C - EF 

  Onde,

  • CMV = CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA
  • EI = ESTOQUE INICIAL
  • C = COMPRAS DO PERÍODO
  • EF = ESTOQUE FINAL

No controle de estoque pelo método permanente, a averiguação do estoque será realizada pelo INVENTÁRIO PERMANENTE.

Esse método consiste em um sistema permanente de registro de estoques, com controle contínuo de entradas e saídas de mercadorias e valores.

No inventário permanente, é necessário definir os critérios de ATRIBUIÇÃO DE CUSTOS. Esses critérios são valores definidos pela empresa, inicialmente, para que, no momento de reconhecer a baixa do estoque vindo de uma determinada venda , pode ter o respectivo custo do processo .

Os critérios mais utilizados são:

  • Custo especifico: a atribuição do custo é especifica à mercadoria que está sendo vendida. Normalmente esse critério é utilizado quando se identifica exatamente o produto a ser vendido.
  • Peps: ( primeiro a entrar, primeiro a sair): Nesse método, o controle é feito pelo acúmulo de entradas de mercadorias de um determinado período e no momento da venda, quando for dada a baixa no estoque, o critério para apurar o custo será a primeira mercadoria que entrou no estoque, para depois serem baixadas as demais.
  • Ueps: (ultimo a entrar, primeiro a sair): Este método é inverso ao método anterior ( peps), ou seja, após o acumulo das entradas, quando a empresa for dar baixa no estoque, será considerada a ultima entrada de mercadoria, parar depois baixar as posteriores.
  • Custo médio: representa a média de compras efetuadas durante o período e que servirá de custo para a baixa do estoque quando na venda de mercadoria. É um critério muito utilizado por eliminar em um espaço curto de tempo, possíveis distorções de preços em compras diferenciadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com