BzbzbzbbPREPARAÇÃO DE SAIS A PARTIR DE METAIS E ANÁLISE DE SAIS, CLORETO DE FERRO, NITRATO DE CHUMBO E COBRE
Por: Eduarda Arruda • 4/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 754 Visualizações
Instituto federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Componente Curricular: Operações Básicas de Laboratório
Professor: Marcos Barros
Curso: Petroquímica
PREPARAÇÃO DE SAIS A PARTIR DE METAIS E ANÁLISE DE SAIS, CLORETO DE FERRO, NITRATO DE CHUMBO E COBRE
Autor (a):
Ipojuca, 26 de abril de 2018
INTRODUÇÃO
Metais ativos na presença de determinados ácidos sofrem ações de oxi-redução, chamadas reações de simples troca que envolve transferência de elétrons. As reações de simples troca (ou ainda reações de deslocamento ou reação de substituição) caracterizam-se pela permutação de átomos ou íons de uma molécula ou composto iônico (BC) com outro átomo ou molécula simples (A). Ou seja: A + BC → B + AC. Onde, os reagentes e produtos serão sempre um composto molecular ou iônico e uma substância simples (formada por átomos de um único elemento).
Essas reações com metais são métodos de obtenção de metais puros, sais ou gás de hidrogênio a partir do deslocamento por essa substância em um cátion, para que o metal colocado possa reagir e deslocar o cátion do outro reagente, é fundamental que ele seja mais eletropositivo que o cátion. Caso contrário, a reação de simples troca não ocorre.
Nesses experimentos foram produzidos três sais diferentes a partir de diferentes metais o ferro com alta eletropositividade pode reagir com o acido clorídrico formando um sal, já os outros dois compostos com baixa eletropositividade foram necessários a adição de acido nítrico para formar sais de chumbo e cobre. Após a produção dos sais, foram feitos alguns testes para a verificação de novas espécies químicas, e sua diferencias.
OBJETIVOS
- Preparar sais de sais de ferro, cobre, chumbo a partir de metais.
- Desenvolver uma tabela de propriedades químicas do cátion do ferro III, do cátion do chumbo e do cobre.
Experimento I
MATERIAIS E REAGENTES
01 - Proveta de 50ml
01 - Espátula
01 - Pegador de madeira
03 - Bastões de vidro
03 - Frascos reagentes
03 - Cadinhos de porcelana
Fitas adesivas
Ácido clorídrico concentrado
Ácido nítrico concentrado
Metais Fe, Cu, Pb.
Parte Experimental I - Obtenção de sais
Preparou-se cerca de 10 ml de ácido clorídrico em uma proveta com medida 1:1. Adicionou-se em um cadinho de porcelana um fragmento de ferro, colocou-se cerca de 10 ml de ácidos clorídrico, um para um e levou-se a placa para aquecimento em capela.
Preparou-se cerca de 20ml de ácido nítrico 1:1 em uma proveta.
Colocou-se em um cadinho de porcelana um fragmento de cobre, adicionou-se em média 10 ml de ácido nítrico 1:1 e levou-se para aquecimento na capela, após foi feito a mesma coisa para o chumbo.
Feito as reações e evaporado o solvente os sais foram deixados para esfriar e a técnica do laboratório guardou em frascos devidamente rotulados com uma espátula e guardados para as próximas etapas.
Experimento II
MATERIAIS E REAGENTES
20 Tubos de ensaio
01 Pinça metálica para béquer
02 Estantes para tubos
03 Béquer de 100 ml
01 Bastão de vidro
01 Espátula
01 Funil de vidro
Papel de filtro qualitativo
Suporte Universal com garra para funil
Cloreto de ferro
Solução de cloreto de sódio 10mg (Na +) /ml
Solução de peroxido de hidrogênio 3%
Ácido clorídrico 0,01 e 0,1 e 6 mol/L
Ácido acético 0,01 e 0,1 mol/L
Parte Experimental II - Análise do sal Cloreto de ferro
Em um béquer dissolvemos todo sal (cloreto de ferro III), preparado na parte anterior, com aproximadamente 40 ml de água. Colocamos a mistura na placa para ser aquecida, filtramos para outro béquer e desprezamos os resíduos. Transferimos cerca de 1 mL para um dos tubos e adicionamos algumas gotas de NaoH6 mol/L e o que ficou no béquer dividimos a solução (ferro III) em 10 tubos de ensaio (com cerca de 0,5mL). Para cada teste realizado, fazer um teste branco com solução de cloreto de sodio10 mg (Na+) /mL.
Experimento III – Análise dos sais: Nitrato de cobre e chumbo
MATERIAIS E REAGENTES
20 Tubos de ensaio
01 Pinça metálica para béquer
02 Estantes para tubos
03 Béquer de 100 ml
01 Bastão de vidro
01 Espátula
01 Funil de vidro
Papel de filtro qualitativo
Suporte Universal com garra para funil.
Nitrato de chumbo
Nitrato de cobre
Solução de nitrato de sódio 10mg (Na+) / mL
Diversas soluções (reagentes na bancada)
Ácido nítrico
Procedimento Experimental
Dissolveu-se em um béquer todo o sal (nitrato de chumbo), que foi preparado na parte inicial, com cerca de 40 ml de água. Aqueceu-se a mistura, filtrou-se para outro béquer e desprezou-se os resíduos. Transferiu-se para os 11 tubos de ensaio (cerca de 0,5 mL). Pode observar-se a ocorrência de reações químicas com os diversos reagentes contidos na bancada efetuando a adições gota a gota. Para cada teste realizado, fizemos um teste em branco com solução de cloreto de sódio 10mg (na=) /mL. Os mesmos procedimentos para o nitrato de cobre.
Resultado e Discussão
Parte 01 – Obtenção de sal de ferro (Fe)
Foi adicionado Ácido Clorídrico no fragmento de ferro que estava em um cadinho, foi levado para a chapa de aquecimento. Depois o líquido obteve coloração amarelada e o ferro se dissolveu completamente no ácido. Esse começou a liberar um gás incolor, o gás H2 (g), a solução em evaporação constante foi se solidificando e formando cristais de Cloreto de Ferro III (FeCl3) de cor amarelo-mostarda.
Observe a reação:
2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)
...