CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
Por: shayanaunopar • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não, ou seja, uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores tendo como plano de fundo a moralidade.
A importância para que os profissionais estejam atuando com ética, com respeito às normas estabelecidas, de maneira coerente e com eficiência é de plena importância a organização. Para ser bem sucedida, a mesma precisa de colaboradores eficientes, disposta a assumir riscos e ágeis, pois é por meio delas que se desenvolvera o futuro da empresa.
Esse trabalho será abordado a ética nos negócios, como principal referencia a ética do contador da empresa Schincariol, as sonegação de impostos que ele cometeu e as situações antiéticos praticadas pelo mesmo para diminuir os tributos
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
Foi apresentado o código de ética profissional do contador, pelo Conselho Federal de contabilidade, em 10 de outubro de 1996, focando o engrandecimento ético de toda a classe contábil e sua valorização perante a sociedade. A função contábil é uma atividade importante para determinar o resultado de uma empresa, e com isso determinar o investimento. Uma falha ética por parte do mesmo poderá causar a falência da instituição e com isso causar um gravíssimo problema que já não vai mais ficar somente dentro da empresa mais atingira a sociedade com a causa do desemprego. Daí vemos a importância da ética contábil de um contador dentro de uma empresa. Veremos alguns exemplos.
...