CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO
Por: 2218101475 • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.662 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
ESTRUTURA DE CAPITAL
Exercício fixação de conceito: Calcular os índices de liquidez (balanço enviado), endividamento e Estrutura de Capital:
Aplicar os índices para os dois exercícios 2016/2017 , fazer breve comentário sobre a variação (sua interpretação com base na aula).
CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO
O Capital Circulante Líquido é a diferença entre o Ativo Circulante, ou seja, a somadas contas a receber estoques e despesas pagas e o Passivo Circulante que são os fornecedores, contas a pagar e outros, em determinada data. Se o Ativo Circulante for maior que o Passivo Circulante, tem-se o Capital Circulante Líquido
Formula:
AC PC = CCL
Liquidez Corrente. O Índice de Liquidez Corrente indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Assim, eles provem da relação entre ativo circulante e passivo circulante.
AC = LC
PC
O índice de liquidez seca objetiva calcular a capacidade de pagamento empresarial desconsiderando os seus estoques. Para Gitman e Madura (2003, p. 195): “O índice seco (quociente ácido) é parecido com o índice de liquidez de curto prazo, exceto por excluir o estoque, em geral é o ativo circulante de menor liquidez.
liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante
AC - ESTOQUES
PC
A Liquidez imediata também mede a capacidade de pagamento da empresa, porém não é contado todo o ativo circulante para o cálculo, mas apenas as disponibilidades em caixa que a empresa deveria ter se fossem honrar seus compromissos imediatamente
liquidez imediata = disponível / passivo circulante
Disponivel
AC
Indice Endividamento :
Basicamente este índice é calculado como a divisão entre a soma do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo e a soma do passivo circulante e o passivo realizável a longo prazo. Ele representa a capacidade da empresa em honrar seus deveres e compromissos se fosse encerrar os negócios naquele momento.
...