CAROLINE ALVES MACEDO CONTABILIDADE APLICADA
Por: kaka32 • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.175 Palavras (21 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAROLINE ALVES MACEDO
CONTABILIDADE APLICADA
[pic 3]
GURUPI-TO
2014
[pic 4][pic 5]
CONTABILIDADE APLICADA
CAROLINE ALVES MACEDO
Trabalho do 6° período do curso de CiênciasContábeis
Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,
Como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Prof°.:
José Manoel da Costa
Marcelo Resquetti Tarifa
Daniel Ramos Nogueira
João Cláudio Machado Pizzo
Regis Garcia
[pic 6]
GURUPI-TO
2014
[pic 7][pic 8]
SUMARIO
- INTRODUÇÃO...................................................................................................................04
- OBJETIVO..........................................................................................................................05
- DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................06
TÓPICO I
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
- LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF - (LC – 101/00 - 2001)OBJETIVOS (LRF)
- RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA – RREO
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCALGUIA PRÁTICO PARA O CIDADÃO
RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (RREO)RELATÓRIOS QUE COMPÕEM O RREO E PRAZOS DE PUBLICAÇÕES
- RELATÓRIOS QUE COMPÕEM O RREO E PRAZOS DE PUBLICAÇÕES
TÓPICO II
INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1.1SE – BOVESPA
2.1.1A EMPRESA E O ISE-BOVESPA
2.1.2EMPRESAS QUE ATUAM NO ISE-BOVESPA
TOPICO III
AGRONEGOCIOS
3.1AGRONEGÓCIOS
3.2A IMPORTANCIA DE UM BOM GESTOR NO AGRONEGÓCIO
3.3 CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGOCIO
- CONCLUSÃO
- REFERENCIA
[pic 9]
- INTRODUÇÃO
A Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, primeiras normas de contabilidade pública editadas no País pelo Conselho Federal de Contabilidade. O que representa um marco histórico.
Dessa forma, deseja-se que possa contribuir para as discussões acerca da implementação dos novos procedimentos e demonstrativos contábeis, bem como para disseminar informação a estudantes, profissionais das áreas contábil, econômica, administrativa etc, bem como a cidadãos e ainda aos que demonstrem interesse em participar de concursos públicos para a área financeira.
- OBJETIVO
O trabalho dessa forma, deseja-se contribuir para as discussões acerca da implementação de demonstrativos contábeis, bem como para disseminar informação a estudantes, profissionais das áreas contábil, econômica, administrativa etc...
- DESENVOLVIMENTO
TÓPICO I
CONTABILIDADE APLICADAAO SETOR PÚBLICO
1.1LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF - ( LC – 101/00 - 2001)
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)Oficialmente Lei Complementar nº 101 é uma Lei Brasileira que promoveu transparência e o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos. Tal medida foi aplicada, para combater estes gestores que promovem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando as contas para seus sucessores.
É obrigatórioapresentar detalhadamente ao Tribunal de Contas as finanças sejam elas (da União, do Estado ou dos Municípios). Para que tais órgãos aprovem as contas ou não. Se houver rejeição, será instauradauma investigação em relação ao Poder Executivo em questão, podendo resultar em multas ou até mesmo na proibição de disputar novas eleições.
Embora seja o Poder Executivo o principal agente responsável pelas finanças públicas, o foco da Lei de Responsabilidade Fiscal, os Poderes Legislativos e Judiciários também são submetidos à referida norma.A lei tende a inovar a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público na medida em queintroduzem diversos limites de gastos (procedimento conhecido comoGestão Administrativa), seja para as despesas do exercício (contingenciamento, limitação de empenhos), seja para o grau de endividamento.
A LRF determina o estabelecimento de metas fiscais trienais. Isso permite que o governante consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que possam surgir no meio do caminho. Esta Lei foi Criada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e provocou uma mudança substancial na maneira como é conduzida a gestão financeira dos três níveis de governo (RESTON, 2000).
OBJETIVOS (LRF)
- Ação planejada e transparente;
- Prevenção de riscos e correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas;
- Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas;
- Obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dividas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar.
As disposições da LRF obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
A Lei de Responsabilidade Fiscal reforça os princípios da Lei Federal 4320/64, apontando a necessidade da gestão responsável da receita e da administração do gasto público com eficiência na busca do equilíbrio orçamentário.
...