TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CEAD- Centro de Ensino à Distância

Polo de Araguaína-To

Curso de Ciências Contábeis

Prof: (EAD) Cláudia Beneditti

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

CIÊNCIAS SOCIAIS

Araguaína – To

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CEAD- Centro de Ensino à Distância

Polo de Araguaína-To

Curso de Ciências Contábeis

Prof: (EAD) Cláudia Beneditti

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

CIÊNCIAS SOCIAIS

Fernanda Lino Farias RA: 7931654649

Fredson Reis Marinho Braz RA: 9987661409

Matheus Keviny Pereira dos Santos RA: 9285658056

Ricardo Monteiro Soares RA: 9987661408

Wilian Maike Silva Gomes RA: 9987656464

Adejonfon De Almeida Oliveira RA: 8347776388

Araguaína – To

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                                                          3

Significados de cultura indivíduo e sociedade                                                                      3

A Socialização                                                                                                    4

O filme                                                                                                       6 

Diferenças sociais                                                                                          7

Exploração do meio ambiente                                                                            9

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                                    11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                                                       12


INTRODUÇÃO

         

As Ciências Sociais se desenvolveram a partir do século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.
As Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. As Ciências Sociais são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, ciência política, administração, antropologia, e outras. Todas as Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano.
O objetivo deste trabalho é compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, refletindo e problematizando concepções da Sociologia no cotidiano. Serão analisados livros, textos e sítios da internet que possuem o material necessário.
Compreenderemos os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, novamente problematizando, e a questão da estrutura social e de seu controle. Nesse contexto, refletiremos sobre o filme “A classe operária vai ao paraíso”, onde argumentaremos sobre as questões: trabalho, consumo e sociedade.
Abordaremos a questão da desigualdade social, tão presente em nosso país, onde, a partir dos documentários “Bumbando e Ilha das Flores”, vamos analisar quatro imagens que mostrem as divergências sociais.
Por último, a partir do documentário “Pajerama”, do Diretor Leonardo Cadaval e outros textos obtidos em sites da internet, vão abordar a exploração do meio ambiente, relacionando os fatores com os fundamentos sociológicos.
Todo o trabalho será produzido a partir de relatórios parciais, que consistem em textos críticos/reflexivos, contemplando a problematização/reflexão dos assuntos abordados.

Significados de cultura indivíduo e sociedade

Sociedade O conceito de cultura: A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam, refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções.
O conceito de indivíduo: Significa o portador ou sujeito concreto de uma essência em sua peculiaridade não comunicável. Essa palavra habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira a uma pessoa. No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade.
O conceito de sociedade: Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto, pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum.
A sociedade, em geral, considera o fato de que um indivíduo tem meios bastante limitados como uma unidade autônoma. Ao nascer o indivíduo possui apenas potencialidades de tornar-se humano. Ao interagir com outros, passa por varias experiências, e vai sendo socializado. Podemos ainda observar que nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.

A Socialização

Sociedade é um sistema de inter-relações que envolvem os indivíduos coletivamente. O que une as sociedades é o fato de os seus membros se organizarem em relações sociais estruturadas segundo uma única cultura, isto é, o que chamamos de socialização.
Como vimos anteriormente, socialização é o processo através do qual os membros da sociedade aprendem o modo de vida do grupo em que vivem. O homem desde tempos remotos sempre viveu em grupos, por isso que podemos afirmar que a vida em grupo que transforma o animal homem em seres humanos, sem contato com os seres humanos dificilmente o homem desenvolve característica que chamamos humanas.
Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social. Esta claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai uma concordância de todas as cientistas. Todos nós nascemos dentro de um grupo este nos dotará os mesmos traços sociais ali existentes. Chegamos a conclusão que ao nascermos, possuímos apenas potencialidades para nos tornarmos humanos. Podemos definir Socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que vivemos. Esse processo tem inicio no momento em que nascemos e continua ao longo de toda a nossa vida.
A socialização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que os diferenciará dos demais e ao mesmo tempo identificara com seu grupo social. Ó processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que a cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade – incluindo conhecimento, crenças, arte, moral, costumes e outras capacidades hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.
Entre os principais agentes da socialização podemos identificar cinco: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação e os grupos de referencia.
A família é o principal agente da socialização no qual o individuo é influenciado ao nascer, e mantém essa influencia durante uma forma significativa parte da sua vida. Os estilos de relacionamento nas famílias variam da classe social, grupos culturais diversos.
A escola transmite às crianças a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar.
Os grupos de status aumentam sua importância para o processo de socialização com avanço da idade do individuo. Pequenos grupos com a mesma faixa de idade são fundamentais no processo de socialização dos adolescentes, onde eles têm a oportunidade de testar o que aprenderam com os adultos, tendo o apoio do grupo para desenvolver atividades alternativas, como por exemplo, aprendem gestos, gostos por determinadas coisas, um linguajar próprio, algum tipo de consumo etc.
Meios de comunicação de massa – particularmente a televisão onde há evidencia de que a violência estimula o comportamento agressivo e senas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem em relação à mulher. Por outro lado são incentivados comportamentos positivos, por exemplo, aqueles voltados para preocupações sociais e ambientais.


Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo dos tempos de tal modo nos indivíduos que passam a serem considerados comportamentos naturais. Por hora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade compreendendo inúmeros fatores ligados ao comportamento dos indivíduos. Mas entre os fatores comportamentais que difere uma sociedade há sempre fatores em comum entre eles. A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida e sem ela os seus membros estariam impossibilitados de ser eficientes, esse é o pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. A existência de padrões culturais é necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para sua conservação, isto é , o sistema de organização é, em si, um aspecto da cultura.
A palavra cultura na linguagem cotidiana é empregada com vários significados. Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que, “o indivíduo não tem cultura”, ora significa certo tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Já o sentido sociológico desta palavra, no entanto, tão amplo que não exclui nenhum desses significados. A linguagem sociológica define a palavra como toda criação que resulta da criação humana. A cultura compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a mesma não decorre da herança biológica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social.
Só o homem possui cultura. Todos os homens possuem cultura, no sentido de que, vivendo em sociedade, participam de alguma cultura. Ao contrário do que se afirma na linguagem vulgar, quando se diz que algum individuo não tem cultura, a cultura não é exclusiva das pessoas letradas, já que qualquer individuo normalmente socializado participa dos costumes, das crenças e de algum tipo de conhecimento da sua sociedade.
Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que todas as sociedades, e não apenas as que possuem escritas, têm uma cultura. Tanto a mais simples e isolada sociedade tribal quanto a mais complexa sociedade urbano
industrial possui cultura. A cultura seria então o modo de vida próprio de cada povo. Ela é o fundamento da sociedade e o que distingue o homem dos animais não humanos. Cada povo, cada sociedade tem sua cultura, o que equivale dizer, seu modo de vida.
Percebemos que a discussão precedente a respeito da ênfase da sociedade e da cultura se formou a partir da passividade do indivíduo e como este é moldado por fatores culturais e sociais. Chegamos à conclusão que o ser humano da nossa época é iguais os dos antepassados, o que caracteriza como diferente é simplesmente certos fatores sociais que foram inseridos na cultura, que com que esses indivíduos tomassem novas maneiras de comportamentos, por exemplo: drogas, vulgarização do sexo, violência etc. Para reverter esse quadro é preciso investir nos principais agentes da socialização, os quais são responsáveis diretamente na formação do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com