TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA CONTABILIÁRIA

Projeto de pesquisa: CIÊNCIA CONTABILIÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

IDADE I - CIÊNCIA CONTÁBIL

1 - Conceitos e definições de contabilidade.

Neste tópico de conceitos e definições de contabilidade, apresentamos alguns dos vários conceitos apresentados por colegas contadores pesquisadores e autores que nos balizam para entendermos e quem sabe criarmos nosso próprio conceito.

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica. (conceito formulado no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no período de 17 a 27 de agosto de 1924 no Rio de Janeiro).

Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (conceito dado em pronunciamento do Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON, aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários – Deliberação CVM 29/86).

Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, sua variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (Hilário Franco, Contabilidade Geral, Editora Atlas).

Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de formulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos (Prof. Frederico Hermann Jr).

Contabilidade é uma arte. É a arte registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é Também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia (Nelson Gouveia, Contabilidade, Editora McGraw-Hill do Brasil).

Contabilidade é a ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa (Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Editora Saraiva).

2 – Campo de aplicação;

O principal campo de aplicação da contabilidade são as aziendas.

Aziendas é o patrimônio considerado que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade. O conceito de azienda, reúne o patrimônio e a pessoa que o administra.

O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, inclusive as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias entre outras.

Entidades econômico-administrativas são organizações que reúnem pessoas, patrimônio, titular, ação administrativa e fim determinado. Distinguem-se em: instituições e empresas.

Instituições são entidades econômico-administrativas com finalidades sociais ou socioeconômicas. São sociais quando tem por objetivo o bem estar social da coletividade e socioeconômicas quando tem interesse no aspecto econômico, porém este reverte em benefício da coletividade a que pertence.

Empresas são entidades econômico-administrativas que tem finalidade econômica, isto é, visam ao lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades tais como comércio, indústria, agricultura, pecuária, transporte, telecomunicações, turismo, prestação de serviços entre outras.

Quanto à natureza do capital são públicas, privadas e mistas. As públicas são aqueles constituídas com capital do governo, as privadas com capital de particulares (pessoas naturais) e as mistas são aqueles são constituídas com capital público e privado ao mesmo tempo.

A contabilidade é responsável pela escrituração e apuração dos resultados obtidos em uma instituição. Somente através da contabilidade é que podemos apurar o lucro ou prejuízo de uma empresa, em um determinado período de tempo.

A contabilidade esta presente onde quer que haja uma instituição.

3 – Usuários: pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos, internos e externos.

As pessoas que tem interesse nas informações contábeis podem ser divididas em dois grupos: O grupo do público interno e o grupo do público externo.

O grupo do público interno – são os administradores e os acionistas ou sócios controladores.

O grupo do público externo – são os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo etc.

Os Sócios de empresa - principalmente os que não participam da administração direta, para que possam saber como esta sendo administrada, e quanto a sua lucratividade.

Os gestores de empresa – para acompanhamento e desempenho da situação financeira da empresa.

Instituições Financeiras públicas e privadas – para analise de operações de créditos junto a seus clientes, possibilita a este usuário verificar a capacidade de endividamento e o grau de risco que estes clientes (pessoas jurídicas e pessoas físicas) oferecem a instituição.

Poder Público – (Governo Federal, Estadual e Municipal) - para tomada de decisões de políticas tributárias, permite aos gestores conhecer a necessidade de elevar ou reduzir a carga tributária de forma que seja mais justa para o contribuinte.

Os investidores - Imaginemos que um investidor se interesse em comprar ações de uma determinada empresa, quer investir, objetivando obter um retorno financeiro através de lucros, em uma analise poderá saber se essa empresa deu lucro nos anos anteriores e assim prever se dará lucro no futuro.

Podemos dizer que uma grande parte dos interessados na contabilidade está incluída nessa lista, os objetivos de cada um desses interessados podem diferenciar de varias maneiras.

Não só os usuários acima mencionados se utilizam dos relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta.

Vamos entender o porque de outras pessoas terem interesse nos relatórios contábeis.

O Balanço Patrimonial de uma empresa é como se fosse uma fotografia da empresa num determinado momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com