CONTABILIDADE APLICADA
Por: 99361850 • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.399 Palavras (14 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EMBRAPA
2.1.1 Execução Orçamentária EMBRAPA
2.1.2 Análise das Ações Sociais e Ambientais da EMBRAPA
2.2 Programas do Governo e o Sistema de Informação
2.3 Métodos Quantitativos Fictícios
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A execução orçamentária trata de um detalhamento dos orçamentos que a empresa fazpara os programas do governo durante o exercício financeiro. Neste trabalho serão analisadas as execuções orçamentárias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA nos exercícios financeiros de 2010 a 2014 buscando analisar as principais informações, como o aumento do orçamento no decorrer dos anos, a diferença entre o valor orçado e o valor liquidado, bem como qual o percentual de recursos liquidados e o de recursos pagos. Além disso serão analisados os programas que apresentaram menor percentual de recursos pagos e a variação de números de programas que a empresa investiu durante os anos.
Após a análise das execuções orçamentarias foi elaborado um levantamento sobre o crescimento e o decrescimento das ações sociais e ambientais da empresa com dados extraídos do Balanço Social da EMBRAPA de 2014, onde foi possível observar que mesmo com crescimento no valor total dos programas e benefícios houve realocação de área dos mesmos, ou seja, em alguns projetos houve o decrescimento de benefícios.
Ainda com relação aos programas do governo o presente trabalho buscou esclarecer qual a importância do sistema de informação na evolução das organizações públicas e a melhoria que a utilização dos sistemas empresariais proporcionou para o meio ambiente.
Para finalizar, foi elaborada umaanálise dos métodos quantitativos fictícios através do Método de Czuber encontrando umsalário modalfictícios solicitado para uma fazenda supostamente beneficiada pelo Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.
DESENVOLVIMENTO
EMBRAPA
A EMPRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi estabelecida empresa pública pelo Poder Executivo através da Lei N0 5.851, de 7 de dezembro de 1972, segundo a lei está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil com sede e foro na Capital Federal, possuindo também órgãos regionais e locais, que possuem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA , 1972).
Ainda segundo a Lei N0 5.851 as finalidades da empresa são “promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País” (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA , 1972).
Além de ser uma empresa de pesquisa a EMBRAPA participa na elaboração e execução de vários programas do governo, buscando construir uma agropecuária ainda mais sustentável no Brasil(EMBRAPA, 2015). Algumas das políticas públicas que a EMBRAPA participa com soluções tecnológicase desenvolvimento sustentável são as listas abaixo:
- Programa Brasil Sem Miséria: trata-se um programa que busca aumentar a capacidade produtiva de agricultores familiares e promover a entrada de seus produtos nos mercados consumidores (EMBRAPA, 2015).
- Plano ABC: é composto por sete programas, sendo eles: Recuperação de Pastagens Degradadas;Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);Sistema Plantio Direto (SPD);Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);Florestas Plantadas;Tratamento de Dejetos Animais;Adaptação às Mudanças Climáticas. Tendo como abrangência nacional e período vigência de 2010 a 2020 (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2010);
- Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: entre seus objetivos promover a recuperação de pastagens degradadas,agregando na mesma propriedade diferentes sistemas produtivos, permitindo também a diversificação das atividades econômicas da propriedade (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2015).
- Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica: conhecido também como PLANAPO, tem como objetivo expandir e fortalecer a produção, manipulação e processamento de produtos orgânicos e de base agroecológica (PLANAPO, 2015).
- Plano Safra da Agricultura Familiar: trata-se de um conjunto de políticas que buscam fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável(EMBRAPA, 2015).
- Plano Agrícola e Pecuário: este programa oferece recursos para custeio, comercialização e investimento rural, melhores condições de acesso ao crédito, com oportunidades para o médio produtor, além de mais incentivos para infraestrutura, logística, irrigação, inovação e desenvolvimento sustentável e atualização dos preços mínimos de vários produtos(MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2015a).
- Código Florestal: institui as regras gerais sobre exploraçãodas áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas e quais regiões são legalmente autorizadas que podem receber a produção rural. Neste sentido a Embrapa colabora com geração de informação e tecnologia para a aplicação das diretrizes do Código(EMBRAPA, 2015).
- Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal: a Embrapa atua na implementação do plano com atividades de treinamento, transferência de tecnologia em atividades sustentáveis para a região(EMBRAPA, 2015).
Estes programas citados acima, retirados do endereço eletrônico da EMBRAPA, são alguns dos que a empresa busca auxiliar por meio de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, porém existem outros programas e pesquisas que a mesma pode auxiliar de forma indireta.
Segundo a Lei Orçamentária Anual – LOA todas as empresas públicas que tenham a maioria do capital com direito a voto, devem elaborar um orçamento de investimento, para definir como os recursos arrecadados dos cidadãos por meio dos tributos serão aplicados em projetos e políticas públicas. No próximo item deste trabalho serão analisados os como os orçamentos entres os anos de 2010 e 2014 foram executados.(MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, 2015).
...