CONTABILIDADE APLICADA
Por: Tonholo • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Com a consciência de que alguns recursos naturais estão se tornando escassos, começamos a repensar em nossas ações. As expectativas para o futuro são de dar continuidade em nossa existência de modo que consigamos produzir com o mínimo possível e ainda saibamos administrar de modo eficiente todos os recursos naturais.
O conceito de sustentabilidade deve atingir desde as pessoas físicas e jurídicas de direito privado e público.
A gestão pública deve ser a principal percussora para a iniciativa de ações de sustentabilidade e de desenvolvimento que incentive a população a adotar práticas ambientais. A preocupação com o meio ambiente tem deixado de ser pauta apenas de organizações não governamentais e de ambientalistas e a cada dia integra a agenda de decisões dos empresários. Diante desta nova prática, a Contabilidade como ciência social, influenciada por mudanças sociais, políticas e econômicas, também tem seus desafios. A cada dia surgem novas necessidades dos usuários da informação contábil e entre elas, estão as informações de caráter financeiro-ambientais das empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
Com a degradação do meio ambiente, a sustentabilidade tem sido assunto em várias partes do mundo. Este problema se agrava pelo desgaste gerado da exploração e extração desses recursos como fonte de matéria prima nos processos industriais. Toda forma encontrada para amenizar esses impactos e até mesmo tentar reverter essa realidade deve ser aceita e levada em consideração. Devido a isso, existe a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a evolução, criação e inovação dos sistemas econômicos e sociais e a preservação dos recursos naturais existentes.
Os assuntos mais importantes da atuação estatal é o meio ambiente, devido ao desgaste que vem sofrendo em praticamente todo o planeta, como resultado da exploração industrial. A Constituição Federal possui mecanismos para a proteção do meio ambiente, conhecida como ‘Constituição Verde’ que trata de direitos e garantias da coletividade em relação ao meio ambiente, define os recursos naturais que são bens da União e patrimônio público e estabelece as competências de exclusivas e concorrentes dos entes federativos quanto à responsabilidade por preservar e gerir o uso racional e sustentável dos recursos.
A sustentabilidade é um tripé que deve ser mantido de forma articulada e integrada pelos pilares, econômicos, sociais e ambientais. A perspectiva econômica é indispensável e envolve as preocupações com os resultados das organizações a partir da realização de suas atividades, a social tem a responsabilidade com o bem-estar social humano e a perspectiva ambiental, tem relação com os aspectos direcionados para a preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis necessários à sobrevivência humana.
Tomando como base de que a maior parte da população brasileira vive em cidades com sociedades organizadas, observa-se uma grande degradação das condições de vida, gerando uma crise ambiental. O conceito de sustentabilidade é um termo definido como a capacidade de um sistema manter sua produção diante de adversidades.
Com as profundas mudanças sociais e econômicas que são geradas pelas políticas locais, nacionais e mundiais, as cidades requerem novas formas para entender, e desenvolver práticas de sustentabilidade. Com o passar do tempo, notou-se que para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade sejam efetivamente inseridas, elas teriam que ser trabalhadas em níveis grupais cada vez menores, a fim de que as cidades, e as sociedades espalhadas ao redor do planeta possam ter orientação para prática diária.
No âmbito do setor público, a sustentabilidade deve ser analisada regionalmente, ou definida por cidades podendo assim analisar e desenvolver melhor programas, projetos e ações de conscientização para cada município assistindo suas particularidades. Cada município se difere um do outro, pois os problemas enfrentados por cada um são distintos. Nesse sentido, no campo da educação ambiental em tentar fugir do compromisso desenvolvimentista e aliar ao respeito das culturas tradicionais e a valorizar o compromisso individual, adota a expressão “sociedades sustentáveis”.
O tema Responsabilidade Social vem passando por diversos momentos em sua história, configurando-se numa evolução que passa da filantropia à cidadania. Nesta evolução, vem se tornando cada vez mais importante para as organizações empresariais, seja estas com ou sem fins lucrativos. Atualmente, o debate sobre a Responsabilidade Social vem crescendo e tornando-se cada vez
...