CONTABILIDADE APLICADA
Por: luciony • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.064 Palavras (9 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5
2.1 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO....................................................5
2.1.2 ABRANGÊNCIA NO TERCEIRO SETOR...........................................................8
2.1.3 INCENTIVO FISCAIS............................................................................................9
CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, as organizações, através de suas atividades de exploração dos recursos naturais, estão comprometendo o padrão de vida da sociedade, causando diversos malefícios a população devido aos impactos no meio ambiente.
Atualmente os profissionais da classe contábil estão preocupados com a preservação do meio ambiente, estando atentos à questão da responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável.
Segundo FERREIRA (2003, p.33) o grande desafio do desenvolvimento sustentável envolve diversos obstáculos a serem superados. As questões desdobram-se; por exemplo, preservar o meio ambiente, muitas vezes, significa não produzir determinados produtos, ou incorrer em custos extremamente altos para produzi-los sem afetar o meio ambiente, tornando-os com isso caros, sem condições de serem adquiridos pelo consumidor final. Um produto cujo preço não seja competitivo corre o risco de levar uma empresa à falência, e isso gerariam desemprego e todas as consequências sociais inerentes a essa situação
O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos por meio da sustentabilidade no setor público e privado, como também o conceito de incentivos ficais
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
Sustentabilidade é uma palavra muito vista nos dias de hoje. Empresas que exercem atividades sustentáveis estão sendo muito admiradas pelas pessoas, já que é um assunto tão complexo e delicado. Existem várias empresas, que fazem parte desse grupo que está preocupado com o futuro do planeta.
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Cada vez mais a empresas estão sofrendo com uma pressão constante quanto as suas práticas de produção e de prestação de serviços. Mas isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de se adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida, sob pena de verem suas vendas e principalmente seus lucros caírem de forma perigosa e arriscada. A atitude que surgiu para ajudar as empresas nesse problema foi a sustentabilidade empresarial.
Desta forma, as empresas definem um conjunto de práticas que onde demonstram o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam. Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores.
Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Existem inúmeros pontos positivos em relação às empresas sustentáveis, dentre elas:
- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.
- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas têm orgulho em trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores têm procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.
De acordo com (BARATA,1995), desenvolvimento sustentável coloca o setor empresarial em foco como ator essencial para seu alcance. Ele impõe aos formuladores de políticas públicas, a tarefa de adotar medidas que induzam o setor empresarial a estabelecer metas que estejam inseridas neste novo conceito de desenvolvimento, em que se busca o incremento e/ou a manutenção da produtividade, acompanhada de indicadores de justiça social e de qualidade no processo produtivo, na prestação de serviço, no produto e nas condições ambientais.
Já para FIORILLO E DIAFÉRIA (1999 p. 31) salientam que o princípio do desenvolvimento sustentável tem por conteúdo a manutenção das bases vitais da produção e reprodução do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relação satisfatória entre os homens e destes, com o seu ambiente, para que as futuras gerações também tenham oportunidade de desfrutar os mesmos recursos que temos hoje à nossa disposição.
A compatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade empresarial será factível se houver adoção de estratégias empresariais que possibilitem que a empresa se mantenha competitiva, rentável, e proteja o ambiente, além de impulsionar a uma melhoria na qualidade de vida de agentes sociais com ela envolvidos direta e indiretamente.
...