CONTABILIDADE APLICADA (embrapa)
Por: thanagela • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 1.106 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE APLICADA
Rolim de Moura
2015[pic 2]
CONTABILIDADE APLICADA
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade de Áreas Diversas, Contabilidade Social e Ambiental e Contabilidade do Setor Público.
Orientador: Tutora Eletrônica: Lilian Leandro de Oliveira.
Tutora de Sala: Suammy Brito Leandro.
Rolim de Moura
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Enquadramentos da EMBRAPA na estrutura da administração pública 4
2.2 Aspectos contábeis da Entidade. 5
2.3 Atividades(s) da empresa. 5
2.4 Formas de contratação de pessoal. 5
2.5 Balanços sociais 6
2.6 Obrigatoriedades do Balanço Social. 7
2.7 A importância da agricultura familiar 7
CONCLUSÂO 9
REFERÊNCIA 10
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade aplicada oferece serviços em diversas empresas e órgãos públicos e privados que necessitam de seu uso. Por isso, a pesquisa delimita-se em analisar os pressupostos da contabilidade na Empresa brasileira de pesquisa agropecuária- EMBRAPA. Sendo assim, o objetivo da pesquisa será analisar os agentes administrativos, que fazem partes de suas atividades e as contribuições da empresa para a sociedade brasileira.
A pesquisa é de suma importância para despertar o interesse cientifico e acadêmico para futuras analises, além de proporcionar debates dentro da sociedade sobre o tema. Tendo uma metodologia qualitativa e quantitativa, a pesquisa apresenta na primeira seção o enquadramento da EMBRAPA na estrutura da administração pública, logo em seguida, enfatiza-se os aspectos contábeis da instituição. Nas ultimas seções, aborda as finalidades da empresa, a forma de contratação profissional, a importância do balanço social e a importância da agricultura familiar.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Enquadramentos da EMBRAPA na estrutura da administração pública.
Durante o regime militar, mais especificamente no governo do presidente Médici, o Brasil estava vivenciando expressivo desenvolvimento econômico, sendo caracterizado como milagre econômico. Dentro deste contexto, os ministros desenvolveram atividades que viabilizassem melhores condições para elevar a qualidade da produção econômica brasileira a níveis cada vez mais altos. Entre as propostas, podemos destacar a criação da Empresa brasileira de pesquisa agropecuária- EMBRAPA em 1973, que tinha como foco o desenvolvimento tecnológico e a produção de conhecimentos e informações técnico científicos voltados para a agricultura e para a pecuária brasileira.
Sendo uma empresa de caráter público, a EMBRAPA se encontra subordinada as esferas de administração públicas, via indireta ou direta, como ressalta o decreto de lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967
“Art. 4° A Administração Federal compreende: I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: Autarquias; Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista; Fundações públicas”.
Podemos também atribuir-lhe a esfera pública, por estar vinculada aos ministérios da agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob personalidade privada, com autonomia administrativa e financeira, conforme o artigo 1º da lei 5. 851/ 72
“Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a instituir uma empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, nos termos do art. 5o, inciso II, do Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967”.
Sendo assim, a EMBRAPA enquadra-se na estrutura administrava pública, por ser de certa forma, dependente dos ministérios vinculados ao órgão executivo federal. Envolvendo-se em atividade que beneficiem o gerenciamento e o desenvolvimento sustentável da produção econômica primaria.
2.2 Aspectos contábeis da Entidade.
A EMBRAPA pode ser considerada uma empresa de prestação de serviços, tanto de esfera pública, quanto privada, por tais tributos, é necessário um corpo administrativo que garanta a transparência em suas atividades. Portanto a elaboração de balanços e controles de orçamentos da empresa, por vias de sistemas contábeis, se faz necessário para a prestação de contas perante a União.
Isso acontece através da lei de orçamento, que tem como objetivo garantir discriminação da receita e das despesas da empresa, para viabilizar políticas econômicas financeira que garanta futuras gestações empresariais, conforme ressalta o artigo 2º da lei de Nº 4320/64 “Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade”.
2.3 Atividades(s) da empresa.
A EMBRAPA junto com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária- SNPA, assumiram a responsabilidade de trazer para a agricultura e para a pecuária brasileira, modelos de desenvolvimento que superem as barreiras que limitam a produção de alimentos de qualidades do nosso país.
Entre a suas finalidades, segundo o Art. 2º da lei 5.851/72 podemos destacar as seguintes:
“I - promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País;
...