CONTABILIDADE APLICADO
Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE APLICADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soninhasecreta • 23/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.639 Palavras (11 Páginas) • 287 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.1 CONTABILIDADE APLICADA 4
2.1.2 Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária.......................................5
2.1.3 Indice de Sustentabilidade Empresarial.........................................................6
2.1.4 Ganhos Tangíveis.............................................................................................7
2.1.5 Ganhos Intangíveis..........................................................................................8
2.1.6 Empresas que integram o ISE-BOVESPA.......................................................9
3.1.1 AGRONEGÓCIOS............................................................................................10
3.1.2 A importancia do contador no Agronegócio................................................11
3.1.3Expansão do Agronegócio..............................................................................12
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
A aplicação da contabilidade abrange todas as atividades econômico-administrativas e até mesmo as pessoas de direito público como a união, os estados, os municípios e as autarquias etc. Neste trabalho o tema abordado é sobre a contabilidade aplicada que é associada às empresas privadas devido à necessidade de mensurar o lucro contábil e as empresas publicas a necessidade de mensurar os custos dos serviços prestados e adequação aos limites orçamentários, a contabilidade também é aplicada a entidades privadas sem fins lucrativos que devem prestar suas contas a população.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 .1 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO.
A Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000 representa um enorme avanço na forma de administrar os recursos que os contribuintes e cidadãos põem a disposição dos governantes. Estabelece normas de finanças publicas voltada para a responsabilidade na gestão fiscal. Contribui para o exercício da democracia, por obrigar os administradores públicos a decidirem seus gastos com responsabilidade e transparência em prover informações sobre a utilização de seus recursos.
Com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal buscou programar as medidas consideradas inadiáveis no Plano Diretor da Reforma do Estado, como o ajustamento fiscal mais duradouro, reformas econômicas orientadas para o mercado, reforma da previdência social, inovação dos instrumentos de política social, aumentando a abrangência e a qualidade dos serviços sociais e reforma do aparelho do estado para aumentar sua governança. Portanto, a Lei de Responsabilidade fiscal é mais um passo do governo na modernização da administração pública. A LRF busca reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente, a vinculação entre o planejamento e a execução do gasto público. Seu objetivo é a responsabilidade Social. A disponibilidade das contas dos administradores, durante todo o exercício, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade;
A emissão de relatórios periódicos de gestão fiscal e de execução orçamentária, igualmente de acesso público e ampla divulgação.•.
2.1.2 Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária
Composto por diversos relatórios demonstrativos RRE da execução orçamentária exigida pela LRF, em seu artigo 52 de elaboração e publicação bimestral, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do ente, de forma especial da execução orçamentária da receita e despesa sob diversos enfoques propiciando a sociedade e órgãos de controle interno e externo e ao usuário informação publica em geral para conhece, acompanhar,e analisar o desempenho de ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.É um balanço orçamentário mais detalhado e alcança a movimentação orçamentária de todos os Poderes e entidades de um mesmo nível de governo. Através da transparência na gestão pública, todo o cidadão tem o direito de saber onde e como está sendo gasto o dinheiro público. Por isso, cada governante é obrigado a publicar seu Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), em linguagem simples e objetiva. De acordo com Lei 101, de 05 de maio de 2000 o RREO conterá:
Balanço Orçamentário
Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção
Demonstrativo da Receita Corrente Líquida
Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores Públicos
Demonstrativo do Resultado Nominal
Demonstrativo do Resultado Primário
Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão
Demonstrativo das Receitas e Despesas com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE
Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital
Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos
Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos recursos
Demonstrativo das Receitas Líquidas de Impostos e das Despesas Próprias com Saúde
Demonstrativo das Despesas de Caráter Continuado Derivadas das Parcerias
...