CONTABILIDADE GERAL - PROPIO CAPITAL
Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE GERAL - PROPIO CAPITAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jovensagil • 21/5/2014 • Projeto de pesquisa • 6.359 Palavras (26 Páginas) • 293 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO PRESENCIAL - BARRETOS/SP
ADMINISTRAÇÃO
CRISTIANE INÊS DE ALMEIDA – RA: 8136746185
AMÂNCIO FELISBINO TEIXEIRA – RA: 8136744665
WANDERSON STOPPA – RA: 8137749318
CARLA COUTO – RA: 428043
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL
BARRETOS – SÃO PAULO 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO PRESENCIAL - BARRETOS/SP
ADMINISTRAÇÃO
CRISTIANE INÊS DE ALMEIDA – RA: 8136746185
AMÂNCIO FELISBINO TEIXEIRA – RA: 8136744665
WANDERSON STOPPA – RA: 8137749318
CARLA COUTO – RA: 428043
ATPS – CONTABILIDADE GERAL - PATRIMÔNIO
Trabalho apresentado a prof. Me. Hugo David Santana contabilidade Geral como requisito parcial para obtenção da média semestral.
BARRETOS – SÃO PAULO 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PATRIMÔNIO 5
3. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS 5
4. PATRIMÕNIO LÍQUIDO DA EMPRESA E A SITUAÇÃO PATRIMONIAL 7
4.1. EMPRESA IGUATEMI 7
4.2. BALANÇO PATRIMONIAL 7
4.3. Sedimentação e tradição 7
4.4. Papéis 8
4.5. Legitimação 8
5. A SOCIEDADE COMO REALIDADE SUBJETIVA 8
5.1. A socialização primária 9
5.2. A socialização secundária 9
6. FILME: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 10
7. SITUAÇÃO DE DESIGUALDADE 12
6. SER E O MEIO AMBIENTE 13
8. SUBSTITUIÇÃO DO NOVO PELO VELHO 13
9. CONCLUSÃO 14
10. REFERENCIAS BIBLIOGÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
“A Construção Social da Realidade” coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive. Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento. Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, sendo os aspectos do que o indivíduo pensa aqueles que compõem a realidade.
A obra nos mostra a questão apresentada, passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade indivíduo e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana e por fim pela análise da sociedade como realidade objetiva e subjetiva.
A seguir apresentamos uma seqüência destes aspectos considerados relevantes, seguindo a dialética dos próprios autores.
2. SIGNIFICADO DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
2.1 A REALIDADE E O INDIVÍDUO (A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO)
Indivíduo é o exemplar de uma espécie , orgânica ou inorgânica, que constitui uma unidade distinta,ou seja, cada um dos componentes de uma espécie.
Podemos identificar a realidade social como algo ditado pela percepção do indivíduo tem do mundo, que também passa a ser o seu conhecimento, que ele construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Esta construção de conhecimento/realidade, se da através da percepção dos fatos pelo indivíduo, de modo que ele os capta e imprime neles suas ideias individuais , seus valores. Uma vez que esse indivíduo pertence e participa de vários grupos, esses pensamentos também ajudarão a compor a ideologia desses grupos, que por sua vez se interagem compondo a ideologia da sociedade.
Então nos cabe afirmar que essa questão é uma via de mão dupla, pois tanto os indivíduos como os grupos se moldam, constroem e influenciam na sociedade quanto a sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos.
2.2 CULTURA
Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, permitir novos hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo dos tempos de tal modo nos indivíduos que passam a serem considerados comportamentos naturais.
A palavra cultura na linguagem cotidiana é empregada com vários significados. Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que, “o indivíduo não tem cultura”, ora significa certo tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Já o sentido sociológico desta palavra, no entanto, tão amplo que não exclui nenhum desses significados. A linguagem sociológica define a palavra como toda criação que resulta da criação humana. A cultura, compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a mesma não decorre da herança biológica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social
...