TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABEIS

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO

[pic 3]

Ji-Paraná

27/03/2008

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Contabilidade Introdutória.

Orientador: Prof. José Manoel da Costa.

Ji-Parana

27/03/2008

Introdução

Neste trabalho busquei fazer de forma clara e direta ao assunto, sobre as contas do Ativo e Passivo Circulante, também dos casos de  Realizável á Longo Prazo e Exigível á Longo Prazo. E os lançamentos finais de um balanço como as Receitas Operacionais e Dedeções de Receita Bruta. Sempre lembrando a finalidade da contabilidade, que é entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações.

  1. Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo.

1.1 Ativo Circulante

No Brasil, não há o uso obrigatório, pelas empresas, de um Plano de Contas padronizado. A lei apenas disciplina, a função e a ordem das contas dos vários grupos em que se divide o Ativo e o Passivo. O Ativo Circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.

De acordo com a lei n° 6.404, de 15-12-1976, no Ativo as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau e liquidez dos elementos nela registrados, nos seguintes grupos:

  • Disponibilidades

O termo disponível ou disponibilidades, é usado para designar recursos com livre movimentação e que não tenham restrições de uso imediato; são valores que não dependem de nada para sua realização, é o que já está disponível.

Exemplos: Caixa, Bancos com Movimento, Aplicações de Liquidez Imediata.

  • Contas a receber

São valores a receber decorrentes, das vendas a prazo, representando assim um dos mais importantes ativos das empresas. Dependem de uma fase para realização, a fase de recebimento, e depende de o devedor fazer o pagamento para que se transforme em disponível.

Exemplos: Duplicatas á Receber, Duplicatas Descontadas, Provisão p/ Créditos Duvidosos, Títulos á Receber, Bancos c/ Vinculada.

  • Estoques

São os bens, que foram adquiridos ou produzidos e que serão vendidos ou utilizados. estes ativos dependem de duas fazes para realização, a fase da alienação ou venda.

Exemplos: produtos prontos, produtos em processo, mercadorias e materiais.

  • As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte (DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE)

É um dos subgrupos menos representativos do ativo. Representa os valores que serão despesas no exercício seguinte e que, pelo regime de competência, não poderão ser levados ao resultado com despesas. Não tem a característica peculiar de ativo, pois não tem valor de realização.

Exemplos: Despesas de Seguros a Apropriar, juros a transcorrer.

1.2 Ativo Realizável a Longo Prazo

São classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, e a dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores. As diferenças entre o ativo circulante e o ativo realizável a longo prazo são: o prazo de realização após o final do exercício social seguinte e por este motivo não existe o subgrupo disponível.

Exemplos: duplicatas á receber á longo prazo, empréstimos a Diretores.

1.3 Ativo Permanente

As contas do ativo permanente representam os bens e direitos da sociedade que tem como característica principal a manutenção das atividades da empresa, são bens e direitos que são serão a principio, alienados.

Em investimentos – as contas representativas dos bens e direitos por participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, que não se destinem á manutenção da atividade da sociedade.

Exemplos: participações em coligadas, provisões para perdas, obras de arte, imóveis não de uso, etc.

No Ativo Imobilizado, as contas representativas dos direitos que tenham por objeto, bens destinados á manutenção das atividades da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.

Exemplos: imóveis, veículos, instalações, móveis e utensílios, benfeitorias em propriedades de terceiros, depreciação, exaustão e amortização acumulada, marcas e patentes, etc.

 

No Ativo Diferido, as contas representativas das aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de exercícios(s) futuro(s).

Exemplos: despesas de pré-operação.

2.   Passivo Circulante Exigível á Longo Prazo

2.1 Passivo Circulante

As contas do lado direito do Balanço Patrimonial representam as obrigações e o patrimônio liquido da entidade. De acordo com a Lei n° 6.404/76, o Passivo de contas deve estar dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade dos elementos nela registrados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com