CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO
Por: DALILA10203040 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO
[pic 3]
Ji-Paraná
27/03/2008
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
GRUPO DE CONTAS PATRIMONIAIS E RESULTADO
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Introdutória.
Orientador: Prof. José Manoel da Costa.
Ji-Parana
27/03/2008
Introdução
Neste trabalho busquei fazer de forma clara e direta ao assunto, sobre as contas do Ativo e Passivo Circulante, também dos casos de Realizável á Longo Prazo e Exigível á Longo Prazo. E os lançamentos finais de um balanço como as Receitas Operacionais e Dedeções de Receita Bruta. Sempre lembrando a finalidade da contabilidade, que é entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações.
- Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo.
1.1 Ativo Circulante
No Brasil, não há o uso obrigatório, pelas empresas, de um Plano de Contas padronizado. A lei apenas disciplina, a função e a ordem das contas dos vários grupos em que se divide o Ativo e o Passivo. O Ativo Circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
De acordo com a lei n° 6.404, de 15-12-1976, no Ativo as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau e liquidez dos elementos nela registrados, nos seguintes grupos:
- Disponibilidades
O termo disponível ou disponibilidades, é usado para designar recursos com livre movimentação e que não tenham restrições de uso imediato; são valores que não dependem de nada para sua realização, é o que já está disponível.
Exemplos: Caixa, Bancos com Movimento, Aplicações de Liquidez Imediata.
- Contas a receber
São valores a receber decorrentes, das vendas a prazo, representando assim um dos mais importantes ativos das empresas. Dependem de uma fase para realização, a fase de recebimento, e depende de o devedor fazer o pagamento para que se transforme em disponível.
Exemplos: Duplicatas á Receber, Duplicatas Descontadas, Provisão p/ Créditos Duvidosos, Títulos á Receber, Bancos c/ Vinculada.
- Estoques
São os bens, que foram adquiridos ou produzidos e que serão vendidos ou utilizados. estes ativos dependem de duas fazes para realização, a fase da alienação ou venda.
Exemplos: produtos prontos, produtos em processo, mercadorias e materiais.
- As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte (DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE)
É um dos subgrupos menos representativos do ativo. Representa os valores que serão despesas no exercício seguinte e que, pelo regime de competência, não poderão ser levados ao resultado com despesas. Não tem a característica peculiar de ativo, pois não tem valor de realização.
Exemplos: Despesas de Seguros a Apropriar, juros a transcorrer.
1.2 Ativo Realizável a Longo Prazo
São classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, e a dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores. As diferenças entre o ativo circulante e o ativo realizável a longo prazo são: o prazo de realização após o final do exercício social seguinte e por este motivo não existe o subgrupo disponível.
Exemplos: duplicatas á receber á longo prazo, empréstimos a Diretores.
1.3 Ativo Permanente
As contas do ativo permanente representam os bens e direitos da sociedade que tem como característica principal a manutenção das atividades da empresa, são bens e direitos que são serão a principio, alienados.
Em investimentos – as contas representativas dos bens e direitos por participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, que não se destinem á manutenção da atividade da sociedade.
Exemplos: participações em coligadas, provisões para perdas, obras de arte, imóveis não de uso, etc.
No Ativo Imobilizado, as contas representativas dos direitos que tenham por objeto, bens destinados á manutenção das atividades da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.
Exemplos: imóveis, veículos, instalações, móveis e utensílios, benfeitorias em propriedades de terceiros, depreciação, exaustão e amortização acumulada, marcas e patentes, etc.
No Ativo Diferido, as contas representativas das aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de exercícios(s) futuro(s).
Exemplos: despesas de pré-operação.
2. Passivo Circulante Exigível á Longo Prazo
2.1 Passivo Circulante
As contas do lado direito do Balanço Patrimonial representam as obrigações e o patrimônio liquido da entidade. De acordo com a Lei n° 6.404/76, o Passivo de contas deve estar dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade dos elementos nela registrados.
...