CONTINUAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Relatório de pesquisa: CONTINUAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PatriciaLuckJuly • 9/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
1.10 – EDUCAÇÃO CONTINUADA
1.10.1 – O auditor independente, no exercício de sua atividade, deverá comprovar a participação em programa de educação continuada, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
1.11 – EXAME DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
1.11.1 – O auditor independente, para poder exercer sua atividade, deverá submeter-se a exame de competência profissional, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p1.htm
Com base nas informações lemos os artigos do Banco Panamericano e identificamos que o caso de fraude contábil no Banco Panamericano ocorreu por conta dos lançamentos de títulos de créditos para outros bancos, porém os mesmos não estavam sendo abatidos nas contas do banco Panamericano, ocasionando um super faturamento, além de demonstrar uma ilusória situação financeira saudável dessas contas do banco.
Perante as investigações ainda se mostra duvidoso o real culpado por deixar essa fraude possa ser estendido por tanto tempo sem ninguém perceber, sendo que o Banco Central joga a culpa na Auditoria e a mesma toma posição igual. Pois a auditoria alega não ter sido informada de tais informações contábeis, cabendo a ela fazer a análise de demonstrações que não faziam parte do verdadeiro contexto do Banco Panamericano.
2. Etapa 02
Na Etapa 02 nos foi proposto obter mais familiaridade com os procedimentos de auditoria nas contas não circulantes do balanço patrimonial.
2.1 Etapas 02 – Passo 01
Para isso, devemos seguir os seguintes passos:
1) Resolver os exercícios propostos disponíveis no seguinte endereço eletrônico:
https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDV0N1NU83SThiUTA.
1. (AFTN – 1998) Assinale a opção que representa um objetivo exclusivo de auditoria de contas contábeis representativas do Imobilizado de uma empresa:
a. Determinar a existência física e o estado geral de conservação.
b. Determinar se pertence a empresa ou a terceiros.
c. Verificar se foram aplicados os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
d. Constatar e divulgar a existência de itens penhorados ou de uso restrito.
e. Constar a adequação dos cálculos e registros contábeis das depreciações.
Resposta: Letra E
2. Quando uma empresa tem como rotina a construção ou fabricação interna dos seus próprios bens para o ativo fixo, a verificação de qualquer acréscimo do mesmo:
a. Terá que ser feita através da técnica de confirmação.
b. Terá que ter como ponto de partida os registros dos custos incorridos na construção ou fabricação dos bens.
c. Somente poderá ser realizada mediante a simples verificação do procedimento de examinar as faturas de compras.
d. Será realizada através do exame de folha de pagamento e do montante das notas fiscais emitidas pelos fornecedores e mercadorias vendidas pela empresa.
e. Não pode ser realizada em face de não haver técnicas capazes de serem empregadas nesse tipo de exame.
Resposta: Letra B
3. (AFTN) Os procedimentos de auditoria de conferência de cálculo de equivalência patrimonial aplicam-se às contas contábeis que registram:
a. Capital social subscrito e integralizado.
b. Investimentos permanentes relevantes em controladas.
c. Capital social subscrito e a subscrever.
d. Importação de bens do imobilizado em andamento.
e. Investimentos temporários em ações de empresas.
Resposta Letra B.
4. (AFTN) Nos exames de auditoria das contas da demonstração de resultados, os seguintes procedimentos técnicos são usualmente aplicados pelos auditores:
a. Inspeção e cálculo.
b. Confirmação e observação
c. Conferência de cálculos e registros.
d. Revisão analítica e inspeção.
e. Revisão analítica e cálculo.
Resposta Letra C.
5. (CFC) Uma companhia levantou seu balanço patrimonial em 31/12/X2. Todas as alternativas abaixo demonstradas serão eventos subsequentes. Assinale a alternativa que a auditoria deverá ser informada em Notas Explicativas:
a. A companhia perdeu uma ação trabalhista coletiva em última instância em janeiro de X3 e teve que desembolsar uma quantia significativa. No balanço patrimonial de 31/12/X2, não foi apresentada tal provisão ou registro na contabilidade.
b. A companhia teve que fazer em fevereiro de X3 um recall de um determinado componente dos produtos fabricados e vendidos, relativos aos lotes de produção realizados em agosto de X2 até janeiro de X3. Com isto, a mesma incorreu em custos significativos de garantia de seus produtos. A companhia não levou em consideração a provisão para garantias no Balanço Patrimonial de 31/12/X2.
c. A companhia em janeiro de X3 mudou de controle acionário, pois o maior acionista decidiu vender suas ações para um grande grupo empresarial no Brasil. Como consequência, houve uma mudança de controle acionário da companhia; o que não está demonstrado no Balanço Patrimonial de 31/12/X2.
d. A companhia teve perdas cambiais em janeiro de X3 relevantes, em função da atualização de suas obrigações com terceiros, principalmente fornecedores internacionais, começaram a vencer na segunda quinzena.
Resposta Letra C.
6. (CFC) O documento emitido pela entidade auditada, para o auditor independente, confirmando as informações e dados fornecidos ao auditor para a preparação e apresentação das Demonstrações Contábeis
...