CONTRIBUIÇÃO FILOSOFICA
Projeto de pesquisa: CONTRIBUIÇÃO FILOSOFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dyannacris • 12/4/2014 • Projeto de pesquisa • 588 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
OBRAS
-As Confissões – Autobiografia
-A Cidade de Deus
-A Trindade
-Ensaios Filosóficos
-Tratados Educacionais e Tratados Bíblicos
-Sobre a Vida Religiosa, Dogmáticos e Apologéticos
CONTRIBUIÇÃO FILOSÓFICA
Agostinho inspirou-se no neoplatonismo e considerou a filosofia como a maneira para encontrar parte da solução aos problemas de sua vida - a solução integral viria somente mais tarde através do cristianismo. Sendo assim, nos deixou consubstanciadas em suas obras, verdades resultantes de um conhecimento intuitivo, por isso não há como testar o conhecimento agostiniano por meio de observações e experimentos. A relação entre a filosofia, que já o fascinava, e a religião foi por ele utilizada como instrumento para construir seu pensamento para a prática.
O esforço de conciliar as verdades reveladas pela fé às idéias filosóficas fazia parte da filosofia Patrística (no conceito católico o conjunto dos escritores da antiga literatura católica) e Agostinho buscou sintetizar os componentes da Patrística para manter as relações entre razão e fé em suas obras na tentativa de racionalizar os dogmas cristãos.
As questões filosóficas que formam a base para a construção da chamada filosofia agostiniana são: o conhecimento, a sabedoria, e a amizade.
SANTO TOMÁS DE AQUINO
Tomás de Aquino nasceu em 1224 ou 1225 perto da cidade de Aquino, no reino da Sicília. Sua família era proprietária de um pequeno feudo e ligada politicamente ao imperador Frederico II. Tomás foi encaminhado ainda criança para o monastério de Monte Cassino, com o objetivo de seguir carreira religiosa. O resto de sua vida se resumiu à atividade acadêmica, com uma interrupção de alguns anos para trabalhar como conselheiro da Cúria Papal, em Roma. Já perto do fim da vida, Tomás voltou à Universidade de Nápoles, para dar aula. Sua passagem pela Universidade de Paris foi marcada por polêmicas com outros pensadores. foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII.
Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia e faleceu em 1274.
PRINCIPAIS OBRAS
-De Virtutibus;
-Comentários ao Evangelho de São João;
-Comentários da Epístola de São Paulo;
-De unitate intellectus;
-De aeternitate mundi;
- Quaestiones Disputatae;
-Quaestiones Quodlibetales.
-Exposição sobre o Credo;
-O Ente e a Essência (1248-1252);
-Compêndio de Teologia (1258-1259);
-Suma
...