A atitude filosófica
Resenha: A atitude filosófica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aleused • 26/4/2013 • Resenha • 946 Palavras (4 Páginas) • 1.135 Visualizações
1-A
Conforme a autora Marilena Chaui, a palavra filosofia tem origem grega, sendo sua invenção atribuída pelo filosofo Pitagoras de Samos, significando a amizade pela sabedoria, o amor e o respeito pelo saber. Desta forma o filosofo seria aquele que ama a sabedoria e que deseja saber
A filosofia, segundo Chaui, surgiu quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, mas que ela poderia ser conhecida por todos, através da razão
De acordo com a autora, a filosofia é uma decisão de não aceitar tudo passivamente, sempre buscando investigar, questionar, conhecer além do superficial e compreender e aceitar o valor, situação ou comportamento de nossa existência cotidiana, ela se da também a reflexões de nossos atos que passam por uma reflexão, e toda vez que refletimos sobre algo estamos fazendo a filosofia.
A filosofia ela busca maiores considerações acerca de um assunto para não dar sua aceitação imediata à ela, pois só podemos considerar que a filosofia surge quando as pessoas buscam uma justificativa racional para as crenças sociais.
Para a autora, a filosofia diz não às crenças e preconceitos do senso comum, mostrando que realmente não sabemos o que imaginávamos saber. Conforme Sócrates, citado por ela, a única verdade é a que “sei que nada sei”, querendo dizer, que em um primeiro momento, não sabemos exatamente ou não temos a certeza a respeito de algo, mas que depois podemos valida-la ou invalidada. Assim quem formula e busca as respostas seria a filosofia.
Ela é a arte do bem viver, pois estuda as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade; analise a capacidade da razão para impor limites nos desejos e paixões; e ensina a viver de um modo honesto e justo na companhia dos outros seres humanos, ou seja ensinar o principio do bem viver.
Ao buscar uma definição para filosofia, percebe-se que não há apenas uma definição, mas podemos encontrar varias definições para filosofia e que elas podem se contradizer. A primeira definição, citada por ela, seria a visão de mundo de um povo de uma civilização ou de uma cultura, ou seja, o conjunto de ideias, valores e praticas pelos quais uma sociedade aprender e compreende o mundo e a si mesmo. Ela é uma visão de um mundo coletivo que exprimi uma sociedade.
A segunda definição seria a de sabedoria de vida, onde a filosofia é identificada com a definição da e a ação de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, uma contemplação do mundo e dos homens para conduzir a uma vida justa e sabia. Uma terceira definição seria a do esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, ela procura discutir ate o fim o sentido e o fundamento da realidade.
A quarta definição seria a de fundamentação teórica e critica dos conhecimentos e das praticas. A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade é natural e histórica tornar-se estranhas, incompreensíveis e enigmáticas, quando o senso comum já não sabe mais o que pensar e dizer.
1B
Para a autora, a critica filosófica pode ser dividida em dois momentos. A primeira característica seria negativa, ou seja falar não ao senso comum, aos pré-conceitos, pré-juízos, “ao que todo mundo diz e pensa”.
A segunda característica é vista como positiva, ela é um interrogação sobre o que são as coisas, as situações, os valores, nos mesmo. Ela também é uma interrogação sobre o porquê e como disso tudo e de nos.
Segundo
...