Ciências Atuariais
Por: MICHELLELANDI • 9/6/2015 • Projeto de pesquisa • 4.372 Palavras (18 Páginas) • 429 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 O objetivo de estudo das Ciências Atuariais 8
3 As principais características do profissional atuário. 10
4 A importância e função da controladoria dentro da empresa. 11
5 Órgão regulamentador para o trabalho do atuário. 12
6 Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças e o impacto no planejamento tributario. 13
7 Elisão Fiscal e Evasão Fiscal 17
8 Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características. 19
9 A importância dos controles internos. 23
10 CONCLUSÃO DA PESQUISa 25
11 REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre como a contabilidade na atualidade esta cada dia mais se adequando com as necessidades na área empresarial. Também será abordado tudo sobre as áreas de atuação da contabilidade, as novas mudanças. Pois a cada dia que passa a competitividade esta aumentado, portanto cada vez mais as empresas vêm buscando uma contabilidade mais atualizada com mais informações precisas para passar para seus clientes. E vai ser neste ponto que falaremos um pouco sobre cada um.
2 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS
Análise de riscos em administração de planos de previdência e fundos de pensão e seguras são as principais funções das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais se empenha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
Seu objetivo é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas em empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional define o nível de reservas que todas as empresas têm como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática financeira estatística se estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho e de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais estão envolvidas com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Para trabalhar nessa área é preciso curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém formado poderá atuar em empresas como seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.
Em muitas universidades, para programar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, se têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de crescimento neste mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.
Historicamente, essa área tem origem no advento da probabilidade, na Inglaterra, em meados do século XIX. Onde o título de Atuário era utilizado para designar o profissional que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo Atuário definia o matemático de seguros.
No entanto essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domínios Ulpiames, então prefeito de Roma e foi reconhecido como o primeiro atuário da História. A matemática atuarial mostrou-se mais necessária quando, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia.
3 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO.
O estudante de Ciências Atuariais deve gostar de Ciências Exatas e Legislação, suas principais ferramentas e ao longo dos quatro anos da graduação e também de toda sua jornada profissional. Além disso, é necessário ter bons conhecimentos em informática e fluência no idioma inglês, já que a maior parte de livros e conteúdo da área referente à profissão do Atuário é neste idioma.
Entre as disciplinas específicas oferecidas na grade curricular do curso estão: Contabilidade Aplicada a Seguros e Auditoria de Seguros, Matemática Atuarial Aplicada para a Previdência, Legislação do Seguro e da Previdência, Teoria Geral do Seguro Análise de Investimentos, Matemática Financeira.
4 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA.
As empresas modernas e que se planejam para um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem definida para a sua sobrevivência. E novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria!
A necessidade de se manter uma empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, também à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.
E para ser controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este estudo vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, das finanças, dos custos e da tecnologia da informação. O controller precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios
...