Classificações dos Custos
Artigo: Classificações dos Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elogn • 10/4/2014 • Artigo • 224 Palavras (1 Páginas) • 392 Visualizações
Web Aula 2
Classificações dos Custos
Com o objetivo de facilitar a identificação dos custos e melhorar a aplicação dos cálculos dos mesmos para posteriores análises, serão abordadas duas formas de classificação, conforme várias literaturas utilizadas. A primeira delas direciona-se quanto à forma de apropriação aos produtos fabricados e, a segunda, quanto às variações nos volumes produzidos.
Quanto à Forma de Apropriação aos Produtos Fabricados
Nessa forma de segregação dos custos, os mesmos classificam-se em Custos Diretos e Custos Indiretos.
Os Custos Diretos são aqueles gastos que podem ser identificados e quantificados facilmente aos produtos ou serviços desenvolvidos, ou seja, são valorizados com relativa facilidade. Dentre os exemplos mais comuns de Custos Diretos, no contexto industrial, temos os materiais e a mão-de-obra.
Os Custos Indiretos, ao contrário dos Diretos, não são facilmente identificados aos produtos ou serviços desenvolvidos em determinado período, necessitando, assim, de algum tipo de medida para sua distribuição. A esse intermédio na atribuição dos custos indiretos aos produtos ou serviços, denomina-se rateio, item que será discutido na sequência.
Exemplo prático: em uma indústria moveleira, a qual utiliza a madeira como matéria-prima base para a produção de banquetas, pode-se fazer algumas classificações quanto à forma de apropriação aos produtos desenvolvidos.
Custos Diretos: matéria-prima (madeira), mão-de-obra dos operários ligados ao processo produtivo, etc.
Custos Indiretos: mão-de-obra do pessoal de apoio, depreciação do prédio e das máquinas, manutenção das máquinas, energia elétrica etc.
...