Comportamento Organizacional Estresse/Motivação
Por: rrc1989 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.219 Palavras (9 Páginas) • 212 Visualizações
ANHAGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS 2ª ETAPA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Campo Grande - MS
2015
ATPS 2ª ETAPA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionado relacionada ao conteúdo da disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional ministrada pela Profªa
Campo Grande - MS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. Comportamento e Personalidade
2.1. Conceito e definição de Comportamento
2.2. Conceito e definição de Personalidade
3. Motivação
3.1. Teorias Motivacionais
3.2. Empresa objeto de estudo e teoria motivacional indicada para uma campanha de motivação.
4. Estresse
4.1. Conceito de Estresse
4.2. Estresse Positivo
4.3. Estresse Negativo
5. Grupo e Equipe
5.1. Conceitos de Grupos
5.2. Conceitos de Equipe
5.3. Análise e parecer da diferença entre grupo e equipe.
6. Liderança
6.1. Conceitos de liderança
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- INTRODUÇÃO
Será dado início a 2ª Etapa da Atividade Prática Supervisionado da disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional.
Anteriormente foi apresentado o conceito do Comportamento Organizacional que se referiu as habilidades, expectativas e competências de cada indivíduo, por sua vez, a definição é o funcionamento e o desempenho do comportamento, da comunicação e da interação nas formações de equipes e grupos do colaborador com as empresas.
A partir desta fase iremos discutir os conceitos e definições dos temas como; Comportamento e personalidade, Motivação, Estresse, Grupo e Equipe, Liderança. Sempre se baseando no PLT da disciplina e também em outros livros e autores, buscando novas e renomeadas opiniões e definições do assunto, com o objetivo de, construir aqui o domínio do tema e atingir um conceito sólido.
Relembrando a 1ª Etapa, foi usada a empresa Real H como objeto de estudo, já nesta etapa a empresa será pouco citada, porem todo o estudo aqui desenvolvido representa componentes existente e que devem existir na empresa citada e em todas as demais.
Portanto, apreciem uma leitura rica em conteúdo, porem bem explicativa oferecendo um ótimo conhecimento sobre o Comportamento Organizacional.
- Comportamento e Personalidade
- Conceito e definição de Comportamento
O comportamento é a resposta que o indivíduo tem a se portar a diversas situações, também se dá de forma singular, ou seja, de cada pessoa diante de acontecimentos.
No comportamento também estão incluídos fatores internos e externos, e através dele é que expressamos as características de nossa personalidade, é por muitas vezes uma reação motivada.
Através do comportamento podemos conhecer os valores de cada pessoa, visão de mundo, e assim compreender que o comportamento e o conjunto das características de nossa personalidade sendo exposta, mostrando nossos valores, visões e etc.
- Conceito e definição de Personalidade
A personalidade é única e intrasferível, a pessoa nasce e ao longo do seu crescimento é sendo formado sua personalidade, com seus valores, ideias, visão de mundo e etc.
Dois fatores ajudam na formação da personalidade de um indivíduo, são eles hereditário – que nem sempre e aquele que vem no DNA, pode vir também pela convivência e aprendizado à medida que se vai crescendo e acompanhando o seu redor, e o outro fator é questão do ambiente em que se vive, o seu redor em geral, isso pode influenciar ou não uma pessoa.
A personalidade se leva ao longo da vida com uma dinâmica própria e pode influenciar a criação do comportamento.
- Motivação
- Teorias Motivacionais
- Abordagens clássicas:
A abordagem clássica esta calçada nos princípios da administração cientifica, segundo o autor Frederick W. Taylor percebeu que os trabalhadores médios produziam menos que potencialmente eram capazes, e também percebeu que o colaborador que trabalhava muito ganhava o mesmo tanto do que o que produzia menos, portanto sua solução motivacional era criar condição de pagar mais para quem produzisse mais, ou seja, ele acreditava que o problema motivacional do colaborador que produzia menos terá apenas salário sem rever seus valores éticos.
...