TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Econômicos e a Análise de Investimentos

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

 Unidade I - Conceitos Econômicos e a Análise de Investimentos

Agora que você compreende melhor o que vem a ser escassez, divida estas informações na nossa sala virtual com seus colegas. Procure pensar no Brasil, e ver quais recursos econômicos são mais ou menos escassos e como, portanto, esta escassez (ou não) de tais recursos nos oferece um diferencial competitivo perante as demais economias do mundo.

Um interessante debate, não acha?

Para auxiliá-lo, leia novamente as definições de especialistas a respeito dos temas ‘escassez’ e ‘fatores de produção’: Podemos definir escassez como sendo a natureza limitada dos recursos da sociedade. Enquanto que a economia como sendo o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Mankiw (2011, p.4).

“...os fatores de produção são os insumos usado spara produzir bens e serviços. Mão-de-obra, terra e capital são os três fatores de produção mais importantes. Quando uma empresa de informática produz um novo programa para computador, usa o tempo dos programadores (mão-de-obra), o espaço físico em que estão seus escritórios (terra) e um prédio de escritórios e equipamentos de informática (capital).” Mankiw (2004, p. 392).

Vamos lá?

Um exemplo é a água, um produto que tínhamos em abundancia e hoje esta em escassez, na qual já começou a haver seca em alguns países e algumas cidades de Minas, com isso já há  projetos para economizar a mesma, ressaltando ainda que devemos economizar pelo menos 30% do que ainda nos resta, além de conscientizarmos e adotarmos medidas de economia  e com esta necessidade de se consumir a água (para varias utilidades) faz com que a sua procura aumente e consequentemente o seu preço. 

Também tem o petróleo na qual possui uma utilidade muito variada, além de ser um produto que sabemos que há o suficiente e em grande demanda, mas nem todos os países possuem, logo é estipulado um preço para o petróleo. Se acontecer uma guerra em um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o seu preço vai subir devido ao seu acesso ser limitado decorrente a guerra, ou seja, estamos a falar de uma dificuldade em obter este petróleo, logo ele se torna "mais escasso" e com certeza esta escassez vai alterar o comportamento da economia tornando o petróleo mais caro. A competição atual entre as empresas estimula o ganha-perde, é vencer o outro a qualquer custo, tomar a posição do outro no mercado, ampliar suas fronteiras promovendo grandes concentrações, fusões, incorporações em escala mundial. E como exemplo na atualidade tem-se o escândalo de corrupção na petroleira Petrobrás que afeta diretamente e indiretamente a todos seus consumidores.

AP_II

Releia atentamente o que foi, até este estágio, exposto nessa Unidade II. Perceba como o papel do gestor financeiro se modificou nos últimos anos e passou a ser o de Gestor de Valor da empresa, e não simplesmente contador ou financista responsável por publicação de resultados.

Vimos que a Análise de Investimentos passou a ser vista como instrumento de gestão do negócio com o objetivo de gerar o máximo valor possível ao acionista (ou acionistas e mercado de capitais).

Assim, responda em uma pequena resenha de aproximadamente 350 palavras:

Qual o papel do Administrador Financeiro, face aos objetivos da empresa, nos dias de hoje?

Para auxiliá-lo, sugiro que você pense a respeito deste tema e enumere 5 atividades que você considera mais importantes e que você acredita ser cruciais ao analista de investimentos moderno. Vamos lá?

                     O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

         Atualmente, a figura do administrador financeiro tornou-se cada dia mais necessária nas organizações e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas. O objetivo principal de um Gestor/Administrador Financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas a um longo prazo, dado um nível de risco na qual se deve apresentar como a função econômica para todas as decisões empresariais. Esta por sua vez é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro e através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo. Temos como principais responsabilidades do Gestor Financeiro: decisões de financiamento, de investimento e operacionais em aspectos econômicos. O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos acionistas seja suficiente para mantê-los investindo, além de preocuparem-se com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores internos e externos, também precisa conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível, ressaltando ainda que é necessário e fundamental que o mesmo conheça o mercado financeiro a fim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo, além de ser capaz de captar novos recursos, que saiba questionar e avaliar profundamente cada informação quando necessário, enfim o gestor financeiro precisa saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão. É de suma importância que o Analista de investimento saiba agir rapidamente e eficazmente no levantamento, coleta e análise de dados e/ou informações econômico-financeiras da empresa e de seu mercado de atuação, de forma a oferecer informações precisa.

          Conclui-se que quanto mais crítico, cauteloso e questionador for o Analista de Investimentos, para agir na análise dos números publicados, maior segurança ele estará oferecendo ao seu público-alvo, mesmo que muitos possam o achar rigoroso, mas isso estará garantindo à segurança de uma informação correta e sem riscos.

Referências Bibliográficas

http://www.coladaweb.com/administracao/administracao-financeira

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11860/funcoes-tipicas-do-administrador-financeiro

Unidade III - Conceitos e Princípios para a Avaliação do Negócio

1. Procure em algum jornal de circulação nacional uma publicação de resultado de uma empresa de seu interesse. Observe como as contas são apresentadas e como os números e resultados são analisados. Normalmente no Brasil, estas demonstrações contábeis são acompanhadas das análises econômico-financeiras, e vêm publicadas ao fim de cada ano fiscal, ou mesmo após o final de cada trimestre ou semestre. Se familiarize com as apresentações, as contas e o vocabulário utilizado. Crie o hábito de, sempre que possível, ficar por dentro destas publicações que podem ser valiosas para o seu desempenho como profissional de finanças! Agora discuta no Fórum Virtual os principais aspectos destas publicações, suas impressões, suas dúvidas... Vamos la?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com