Conceitos de Contabilidade e custos
Artigo: Conceitos de Contabilidade e custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafael.1983 • 26/10/2014 • Artigo • 762 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
Conceitos de Contabilidade e custos.
Os objetivos da Contabilidade e Custos são:
a) Inventariar os produtos acabados e vendidos através da:
- determinação do valor inicial e final da matéria-prima em estoque;
- determinação do valor final dos produtos acabados e em processamento;
- elaboração dos demonstrativos do custo de produção de cada produto fabricado, do custo dos produtos vendidos e, também, de lucros e prejuízos;
b) Planejar e controlar as atividades da empresa através de,
- análise vertical e horizontal do comportamento dos custos;
- elaboração dos orçamentos com base no custo de fabricação;
- determinação do custo padrão de fabricação;
- determinação das responsabilidades dentro do processo de produção;
- determinação do volume da produção (além do ponto de equilíbrio, porém dentro da capacidade física da empresa).
c) Servir como instrumento para tomada de decisão através de:
- formação do preço de venda;
- eliminação, criação, aumento ou diminuição da linha de produção de certos produtos;
- produção ou terceirização;
- aceitação ou rejeição da encomenda;
- aluguel ou compra.
Conceito de Bens.
Bens é o plural da palavra bem, que tem origem no termo latim bene. Podem-se mencionar três grandes usos deste conceito: o bem filosófico, o bem econômico e o bem jurídico.
Os bens econômicos, por sua vez, são os bens (recursos) escassos que se adquirem numa loja depois de se pagar um determinado preço pelos mesmos. Podem ser materiais ou imateriais, mas todos os bens econômicos possuem um valor e devem ser avaliados em termos monetários.
Existem diversas classificações para os bens econômicos: citaremos aqui os bens móveis (podendo ser comercializados a nível nacional e internacional), os bens imóveis (podendo ser consumidos/usufruídos unicamente na economia onde forem produzidos. Por exemplo: uma casa), os bens complementares (que tendem a ser usados em conjunto, como é o caso dos veículos e do combustível), os bens substitutivos (que competem no mercado, como a manteiga e a margarina), os bens de consumo (não procuram produzir outros bens ou serviços) e os bens de capital (fatores de produção destinados à produção de bens de consumo), entre outros.
Por fim, convém mencionar que os bens jurídicos são aqueles que se encontram efetivamente protegidos pelo direito. É importante destacar que o interesse social não é um bem jurídico na medida em que não é protegido pelas leis.
Bens, Direitos e Obrigações.
O Patrimônio é um conjunto de bens. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica.
Enquanto pessoas físicas possuem um conjunto de bens e consumo (caneta, televisão, relógio, etc.) as entidades, pessoas jurídicas de fins lucrativos (empresas) ou de fins ideais (instituições), possuem outros tipos de bens (mercadorias, máquinas, instalações, etc.).
Considerando
...